Versões de um crime

 Versões de um crime 


 





Sobre o filme

Um adolescente é acusado de assassinar o pai rico. Um advogado é encarregado de defendê-lo no tribunal e revelar a verdade por trás do crime. À medida que investiga, descobre que a mãe do garoto está ocultando diversos fatos essenciais ao caso.
Filme de 2016, "Versões de um crime" onde o advogado Ramsey vai ao tribunal para defender Mike, acusado de ter assassinado seu pai, Boone. Sua mãe, Loretta não mede esforços para tirar seu filho da prisão.





Desfecho

"Com um roteiro simples e nada original,  um crime a ser julgado, vítima com desvio de caráter, um suspeito calado e um advogado persistente", tudo acontece no tribunal, ou quase... que é palco da maioria das cenas, o filme não é cansativo e a quebra de expectativa é guiada por cenas exteriores que explicam as narrativas, sustentando ou contestando os argumentos, na medida que introduz novos personagens e explica suas histórias,  enquanto em simultâneo, no tribunal, a apresentação dos fatos é feita pela acusação, defesa e testemunhas. O desafio é descobrir o que realmente aconteceu. 

No início, o filme lhe dará uma cadeira na audiência, você será tão espectador quanto os jurados, e como a produção entende que quem esta do outro lado da "tela" é privilegiado, isso é usado para causar confusão. Você pode até ter um panorama, embora com ligações superficiais.
 A cada momento que se passa o filme fica com um clima cada vez mais pesado, com muitas reviravoltas, alguns detalhes são tão óbvios que levam ao espectador a questiona-los. 

Advogado Ramsey




Keanu Reeves, que interpreta o advogado Ramsey, mediante o silêncio do seu cliente, sente que possui limitação em realizar a defesa, ficando calmo durante o julgamento, calmo até demais e por falar nisso, seguindo essa mesma vertente de calmaria e serenidade Loretta, interpretada pela Renée Zellweger, que está desesperada para tirar o filho da cadeia, age com tanta tranquilidade que parece suspeita, o drama poderia ter sido trabalhado melhor aqui, enquanto "o filhote" Mike, interpretado por Gabriel Basso, cria uma incógnita na cabeça de todo mundo, ao adotar votos de silêncio, que convenientemente após ter cometido um crime, não conversa nem com seu advogado que faz a sua defesa.

Loretta



Mike


Outra coisa que me deixou intrigado foi a personagem de Gugu Mbatha-Raw, a advogada Janele que é praticamente um detector de mentiras ambulantes inclusive é testada pelo Ramsey, que confirma a precisão das análises da moça. Ao ser introduzida na trama, orientei por uma linha de pensamento de que ela seria uma peça crucial para o desfecho e que suas habilidades seriam utilizadas para desvendar o caso, o que não foi realizado,  seria interessante ter trabalhado mais em narrativas investigativas, na busca por provas e inclusão de novas testemunhas no caso. 

Janele




Odiado por muitos, Boone, interpretado por Jim Belushi, é apresentado como um bom moço e também como tirano, duas versões propositalmente colocadas com objetivo de causar confusão. Por ser vítima de um  assassinato e ter uma narrativa construída em cima da sua morte, não é possível o conhecer desde o início, os fragmentos que o espectador capta, são de percepções de terceiros acerca do personagem. Uma falta de construção da sua história, não explica seu comportamento, bem como motivações que se justifiquem ou não.


Boone



A entrega do filme, atende ao que se propõe, cheio de desvios no roteiro que podem te jogar de um lado para o outro, a imprevisibilidade e "plot twist" me lembra a vista em uma das minhas recomendações "O homem nas trevas". E você já assistiu "Versões de um crime" ? Deixe nos comentários as suas impressões! 

Comentários