The Boys

 

 The Boys


A série

Baseada nas HQs de Garth Ennis e Darick Robertson,  que por si só já trazem uma personalidade forte ao ambientar um grupo de heróis que fazem o trabalho sujo ao lutar ou eliminar(tirando de cena) quem ultrapasse os limites da lei, aqui criado um contexto muito mais adaptado a um "live action", trazendo uma história mais complexa do ponto de vista social.

Amada por uns e odiada por outros. Conseguindo despertar sentimentos até nos expectadores mais apáticos, The Boys (2019) é um caso fora da curva, que mostra que conteúdo de Super-herói não se resume a passado dos heróis, dinâmica de casal, destruição em massa para dar espaço aos "mocinhos", mortes falsas ou vitórias garantidas para o bem.






O que define um herói ou vilão?

Contextualizada em um mundo cheio de crimes e injusto, cabe dizer aqui que: qualquer semelhança com a realidade é  coincidência, a série é protagonizada por heróis que além dos poderes, carregam o fardo de serem egocêntricos,  mentirosos... digamos que você questionará boa parte do tempo o caráter dos protagonistas,  o que impressiona é justamente essa imagem que até então em outras obras geralmente são atribuídos aos vilões, e claro que foi com essa proposta fora da caixa, que se apresentou, e foi agraciada com  uma temporada "novinha" em folha.  Rotular herói e vilão aos moldes tradicionais em The Boys pode ser uma tarefa mais difícil do que parece.


Criticas sociais 

Submergindo em temas sociais, a crítica começa com a quebra de conceito de que heróis são naturalmente bons, não espere por heróis moralmente corretos.
Ao observar a vestimenta e o nome, a crítica fica clara através do Capitão Pátria que é uma  referência ao Capitão América, que em contraste, evidencia uma falsa integridade.

Além disso, satiriza a indústria com a representação dos heróis que aqui na trama, são vistos como produtos por uma corporação que usam e abusam da imagem com objetivos meramente comerciais.

Contribui também com críticas políticas, como, por exemplo, a autoridade dos heróis em atuar ao nível militar e tensão diplomática visto que buscam atuação irrestrita o que gera uma perca de controle do governo e impunidade por estarem acima do controle militar.

Outro dilema é o da religião, no qual os heróis se associam com objetivo de ganhar autoridade, além de firmar o discurso de protecionismo e se tornar referência, como sujeito de transformação e intervenção na vida dos fiéis que os veem como salvadores escolhidos por uma divindade.
A bagagem trazida aqui, merece sua atenção e elege The Boys como uma opção interessante a ser considerada.
 







E você já assistiu The Boys? O que achou? 






Comentários