Shadow and Bones (Sombra e Ossos )

 

Shadow and Bones (Sombra e Ossos )








Desta indicação, espere por romances surpresa, monstros devoradores de pessoas, grupo improvável de pessoas se unindo, e outras coisas que "fica em off",  a adaptação em série de ficção cientifica "Shadow and Bones" da Netflix, um dos meus gêneros favoritos, originada da saga de livros de mesmo nome da autora Leigh Bardugo"Shadow and Bones" e "Six of Crows", tem criaturas magicas, idiomas próprios, figurinos peculiares e cenários fascinantes e acerta em ter personagens carismáticos que são entregues junto a um universo com uma mitologia rica. 




A série



Ambientada em um mundo distópico, inspirado na Rússia Imperial, devastado pela guerra, com nações divididas, habitadas por duas categorias de humanos, Grishas,: que podem manipular algumas forças da natureza e elementos, em simultâneo, e os mortais: que nasceram sem nenhuma habilidade e todos, são assombrados pela Dobra das Sombras, faixa de escuridão repleta de monstros que consomem carne.


Enredo


Na trama, a jovem órfã e soldada do Primeiro Exército Alina Starkov, tenta viver uma vida comum, como cartógrafa, alvo de preconceitos por sua descendência Shu, compadece do sentimento de nunca ter pertencido a algum lugar, até descobrir ser uma Grisha, alguém capaz controlar elementos ao nível molecular, aqui não é chamado de magia, mas de pequena ciência.

 Diferente dos mais comuns, a moça descobre ser uma Conjuradora do Sol, um tipo raro de Grisha, com poder capaz de finalmente unir os povos e defender seu amigo Malyn Oretsev, rastreador do Primeiro Exército, por qual tem uma paixão secreta e com quem frequentou o orfanato até a maioridade, o poder é tão relevante que a eleva a um patamar de "santa", no entanto, é separada de tudo o que mais ama para treinar e fazer parte do Segundo Exército ou elite de solados mágicos. Aos poucos a jovem percebe ter um destino muito maior do que acreditava.



Mapa do mundo de Sombra e Ossos 

Os Grisha vivem em Rakva, inspirada na Rússia Czarista, uma terra cercada por nações que odeiam a magia. E que compartilham do sofrimento de conviver com a Dobra das Sombras. 
A abordagem  é falha em alguns pontos, confesso que poderia nos contar um pouco mais sobre a complexa mitologia que é apresentada nos livros, mas que na série é discorrida gradualmente na narrativa. O que chama muita atenção é a forma como os Grishas são divididos em classes no universo de Shadow and Bones.











Grishas e seus poderes 

Corporalki




Existem três classes principais de Grisha: Os Corporalki, Etherealki e os Materialki. 
Ao nível hierárquico estão no topo os Grisha Corporalki ou Ordem dos Vivos e dos Mortos,  podem manipular e controlar o corpo, seja para torturar ou restaurar.


Os Sangradores possuem a capacidade peculiar e nada agradável de danificar o corpo de uma pessoa e podem fazer qualquer coisa, liberando toxinas, manipulando fluxo de fluidos  podem desacelerar os batimentos de alguém ou tirar folego do pulmão, por exemplo. São identificados por kefta vermelho com bordado preto.

Por outro lado, há os Curandeiros, que como o próprio nome sugestivo, indica que  podem reparar Grishas através de suas habilidades, como curar danos internos ou reparar os externos.


Os Etherealki



A segunda ordem dos Grisha, os Etherealki ou Ordem dos Invocadores, são Grishas capazes de manipular elementos como fogo, ar e água. 
Os Infernais manipulam o fogo, seus keftas azuis são bordados em vermelho. Junto aos Sangradores, os Infernais são utilizados em batalha por sua capacidade ofensiva ou contra os volcras da Dobra das Sombras. Geralmente os Etherealki treinam em pares e aprendem a trabalhar bem em equipe.

Os Aeros, manipulam o ar e pressão atmosférica, suas habilidades são usadas principalmente para impulsionar as velas de navios ou lançar objetos pelo ar. Seu kefta é azul e bordado em prata.

Os Hidros, manipulam a água. Podendo convocar ondas, e direcionar fluxos de água. Considerando seus talentos Hidros e Aeros quase sempre se unem, para manipular a navegação das embarcações. Os Hidros são identificados pelo bordado azul-claro em seu kefta azul-escuro.


Os Materialki





A terceira ordem, Materialki ou Ordem dos Fabricantes. É considerado a ordem mais baixa dos Grishas, raramente vão para batalha e não tem capacidade ofensiva, o exército Grisha, conhecido como Segundo Exército de Rakva, utilizam da habilidade dessa classe para manipular materiais compostos, naturais ou artificiais, sendo considerados inventores. 

Os Durastes podem manipular qualquer coisa sólida ao nível molecular, mandeira, plantas, vidro, metal, pedra. Com seus poderes podem, por exemplo, infundir um kefta de Grisha para ser á prova de balas, extrair material nocivo do corpo de uma pessoa, fazer uma árvore crescer ou criar armas indestrutíveis. São identificados por um kefta roxo com bordados cinza.


Os Alquimistas, podem manipular os produtos químicos, pó e matéria não sólida, assim como os Durastes podem manipular a matéria sólida. Os Alquimistas são especialistas na criação e manipulação de venenos e antídotos, criação de pós explosivos e bombas, purificação e maturação de líquidos. São identificados por keftas roxos em vermelho. 


Embora sejam especialidades diferentes, outros grishas não se preocupam em fazer distinção e se referem a todos os Materialki como Fabricantes. 


Especiais

Corporalki

Existem alguns tipos raros de Corporalki.

Alfaiates, conseguem mudar a aparência das pessoas, expandido suas habilidades para desde aprimoramento corporal, semelhante à aplicação de cosméticos e maquiagem, até alteração de rosto com objetivo de espionagem ou confusão na identificação de forma intencional. Seu kefta é creme com bordado dourado 

Genya Safin - Corporalki Alfaiate



Etherealki

Assim como o Corporalki, existem tipos raros de Etherealki ou Invocadores.

Darkling, Lidera o Segundo Exército e também é conhecido como o mais poderoso Invocador das Sombras, cujos poderes permitem manipular a escuridão e invocar as sombras, podendo camuflar um local em pleno dia ensolarado ou usar o Corte, habilidade na qual molda a escuridão em lâmina para cortar qualquer coisa. Representado pelo kefta na cor preta.
Ele afirma ser o tataraneto do Herege Negro.
Além do Darkling a sua mãe Baghra também é uma Invocadora das Sombras. 


 Darkling - Corporalki Invocador das Sombras





Conjurador do Sol,  pode aquecer quem tiver em seu entorno, invocar luz solar para iluminar um dia escuro ou erradicar a escuridão com o poder do sol. Assim como um Invocador das Sombras, os Invocadores do Sol podem focar a luz em um feixe para criar o Corte. É destacado pelas vestes de um kefta preto com bordados dourados, entretanto Alina usa um kefta azul bordado em ouro para não se destacar muito.

Alina Starkov - Corporalki Invocador do Sol





Pequena ciência v.s. merzost



As habilidades Grisha são definidas como pequena ciência, pois possui a habilidade de controlar objetos ou elementos em seu nível mais fundamental, segundo a explicação de Kirigan à Alina "a pequena ciência sempre obedece às leis naturais". 

Merszost é a magia. Requerendo encantamentos. A única pessoa que teria usado Merzost com sucesso teria sido o Morozova, criando seus amplificadores








Comentários