65. Relato Sobrenatural - Conheça os poderes psíquicos de Nina Kulagina

 
Reprodução Luis Pellegrini. Acesso em 01 Ago. 2021. 



A telecinesia ou psicocinese é um teórico fenômeno que descreve a capacidade de mover, manipular ou influenciar algum sistema físico, apenas e exclusivamente com o poder da mente. 

O termo psicocinese foi criado em 1914 por Henry Holt e popularizado pelo parapsicólogo J.B. Raine na década de 30, ambos americanos. Já o termo telecinese foi criado em 1890 pelo parapsicólogo russo Alexandre Aksakof. 


Apesar de diversos relatos intitulados como "bem sucedidos", não há comprovação por metodologia cientifica, o consenso é de que sua ocorrência contraria as leis da ciência como a conhecemos. 



Um possível caso

Um dos casos mais famosos e emblemáticos de "psicocinese" foi a de uma dona de casa russa, chamada "Nina Kulagina", que teria sido estudada e testada por cientistas.

Estudos conduzidos pelo fisiologista Genady Sergeyev, descreve que a pulsação da russa chegava a 240 bpm durante a realização da psicocinese. Em 1990 ela teria morrido por infarto fulminante, o que pode estar relacionado a exigência física decorrente de suas habilidades paranormais, embora já estava com idade avançada. 

Nascida em 30 de julho de 1926, em Leningrado, atual São Petersburgo, na União Sovietica, Nina Kulagina acreditava ser herdeira de habilidades de sua mãe, que conseguia mover objetos metálicos apenas com o poder da mente, apesar de ter conhecimento sobre as proezas da mãe, a filha só veio a descobrir compartilhar dos mesmos dons, após um ataque de raiva, que foi quando objetos teriam se movido em seu entorno, caindo ou sendo arremessados. 

Embora efetivas, os picos de raiva lhe causavam dores na coluna e embaraçavam sua visão, interferindo em suas capacidades, foi aí que a moça resolveu aperfeiçoar suas habilidades por meio da meditação.



Envolvimento do governo

No início de 1970, Kulagina foi recrutada pelo governo soviético para ter suas habilidades psíquicas submetidas a estudos e testes. Em uma das ocasiões os cientistas teriam extraído e posto o coração de uma rã em uma solução que o manteria batendo por até 1 hora e pediu para que Nina o fizesse parar.

Após um período de concentração de 20 minutos, sendo que o coração do anfíbio estava ligado a um equipamento de monitoração assim como a própria Kulagina, os médicos teriam percebido o aumento cardíaco dela subindo drasticamente logo que focou seu olhar e em 7 minutos o coração teria parado de bater.

Na sequência um médico, cético, foi conectado a aparelhos de eletrocardiograma e Nina foi instruída a elevar o batimento cardíaco dele. Em 2 minutos os aparelhos indicaram que o coração do médico batia em um ritmo perigoso, portanto o experimento havia sido encerrado. 



Ameaça internacional?

No ensejo, a União Soviética teria produzido diversas gravações, monocromáticas nas quais Kulagina mostrava seus poderes, os experimentos teriam sido feitos dentro de uma gaiola de metal com objetivo de evitar interferência eletromagnética externa. 


Reprodução: Índio Bravo. Acesso em 01 Ago. 2021.


Como as filmagens teriam sido produzidas em um ambiente controlado pelas autoridades soviéticas e pesquisadores científicos na época, geraram muita polemica pelo mundo todo. As gravações teriam sido recebidas pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos que teriam lidado com muita cautela, apesar que desde 1930 os soviéticos estudavam atividades extra-sensoriais ultra secretamente,  o governo americano especulava que tudo não passava de enganação.



Qual a verdade?


Apesar do ceticismo que nos toma conta ao ler essa história, a questão é muito complexa para ser baseada em meros palpites, para comprovar sua própria tese, deveria o governo norte-americano ou qualquer outro submeter a mulher a seus próprios testes  para obter respostas, claro que você já deve imaginar que o governo soviético  não deixaria que isso acontecesse, talvez não pelo motivo que aparenta ser, o de "charlatanismo", mas, porque os estudos eram feitos com objetivo desde espionagem a estratégias militares, com isso é difícil imaginar colaboração com possíveis inimigos.
A verdade é que ninguém sabe se tudo era um blefe, com objetivo de assustar de forma tática possíveis inimigos ou se realmente o governo estava lidando com um caso real, o que nos resta? Bem, especular, mas diga-me: na sua opinião o que explicaria os feitos de Nina Kulagina?






Mande seu relato sobrenatural para: garpagum@gmail.com  






REFERÊNCIAS:

ARAUJO. Júlio Cesar. Stranger Things da vida real: Os poderes de Nina Kulagina. Mega Curioso. 2020. Disponível em: <https://www.megacurioso.com.br/misterios/116871-stranger-things-da-vida-real-os-poderes-de-nina-kulagina.htm>. Acesso em 01 Ago. 2021.

Telecinesia. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Telecinesia>. Acesso em 01 Ago. 2021.

Comentários