- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
![]() |
Fotografia do Jornal O Estado do Pará. Fonte: Carlos Mendes via BBC. Reprodução: G1. 2021. Acesso em 18 Ago. 2021. |
O caso
A Operação Prato foi uma operação de cunho militar realizada pela Força Aérea Brasileira, com objetivo de identificar alegações de objetos voadores não identificados na região do município de Colares, no Pará. A operação teria sido finalizada 4 meses após seu início.
Entre os acontecimentos relatados por moradores locais, autoridades e noticiários, esferas flutuantes com luzes perfurantes.
Os habitantes de Colares, Mosqueiro e Ananindeua, de Belém, afirmam ter sido atacados por "raios luminosos" vindos do céu.
Segundo a psiquiatra Wellaide Cecim Carvalho, diretora da Unidade de Saúde de Colares, "Dois orifícios paralelos, como se agulhas tivessem penetrado a pele das pessoas". Ainda a médica afirma que os pacientes davam entrada no posto de saúde com sintomas de anemia, tontura, febre e marcas de queimaduras de primeiro grau pelo corpo, o fenômeno foi apelidado popularmente de "chupa-chupa" ou "luz vampírica".
O jornalista Carlos Mendes, que cobriu o caso pelo jornal O Estado do Pará, especula ter entrevistado cerca de 80 testemunhas e diz: "Nunca me esqueci do pânico estampado no rosto das pessoas que diziam ter sofrido ataques por luzes que desciam dos céus e extraiam sangue delas".
-Você pode conferir as manchetes, dispostas no site Operação Prato.
Reação popular
Apavorados os moradores se uniam para investir contra os supostos invasores, famílias passavam noites em claro, acendiam fogueiras, batiam latas e soltavam fogos de artifício, os que eram mais ligados a fé, rezavam ou oravam. Diante do desespero, até empunhavam estacas, pedras e armas para mostrar resistência.
Envolvimento militar
Não demorou para que o pânico e os ataques bizarros chamassem a atenção dos militares, durante cerca de 4 meses, o capitão Hollanda e seus homens permaneceram no Pará, equipados com tudo que se fizera necessário para uma observação minuciosa, durante o dia, vitimas e testemunhas tinham seus depoimentos colhidos e durante a noite, o monitoramento seguia seu curso.
A operação prato foi uma das maiores investigações de OVNIS do que se tem conhecimento público, no passado, mas o que impressiona é que ainda temos poucas respostas.
Integrava a equipe, o tenente e médico Pedro Ernesto Póvoa, no dia 26 de outubro de 1977, o psiquiatra foi ao vilarejo chamado Santo Antônio de Ubintuba, que se situa no município de Vigia, lá ouviu relatos de observações de objetos voadores estranhos e ataques de luzes.
Ao produzir seu relatório conclusivo, o psiquiatra denominou "Histeria coletiva".
Para Carlos Mendes, não demorou para que o caso ganhasse destaque na mídia, após tomadas grandes proporções nas manchetes os militares da Aeronáutica tentaram controlar a impressa, argumentando que a mídia agia com sensacionalismo e dando a entender que as notícias publicadas corroboravam com o pânico coletivo.
Antigos Astronautas
Para o historiador André de Pierre, o paleocontato consiste na ideia de que extraterrestres já visitaram o nosso planeta no passado e que na Antiguidade, escritos antigos revelariam que os mesmos eram retratados como Deuses por algumas civilizações. Os egípcios, por exemplo, teriam aprendido com suas divindades a filosofia, música, magia, escrita, astronomia, matemática.
Já no caso dos sumérios, era comum retratação de reis que vivessem por muitos anos, como era o caso de Alulim que governou Eridu por 28.800 anos.
O historiador ressalta ainda que nas citações da literatura indiana sobre aeronaves chamadas Vimanas, na chinesa há atribuição do livro das mutações ao sistema de números binários utilizado na matemática moderna.
Seria essa uma tentativa de contato dos extraterrestres para nos avisar que fazemos parte de uma família universal e haveria outras espécies no universo?
A verdade é que ninguém tem as respostas e toda formulação que temos que propõe um modelo não passa de teórico, possível ou não...
Deixo o questionamento para que você me responda nos comentários e claro agradeço sua visita <3
REFERÊNCIAS:
BERNARDO. André. Óvnis no Brasil: o que foi a Operação Prato, investigação da ditadura sobre fenômenos ufológicos. BBC. 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-40784488>. Acesso em 18 Ago. 2021.
CAPITANI. Lídia. Contato imediato com o desconhecido. Claro. USP. Disponível em:<http://www.usp.br/claro/index.php/tag/et/>. Acesso em 18 Ago. 2021.
Detalhes sobre a operação prato. Consulta Esic. Disponível em: <http://www.consultaesic.cgu.gov.br/busca/dados/Lists/Pedido/Item/displayifs.aspx?List=0c839f31%2D47d7%2D4485%2Dab65%2Dab0cee9cf8fe&ID=1040914&Web=88cc5f44%2D8cfe%2D4964%2D8ff4%2D376b5ebb3bef>. Acesso em 18 Ago. 2021.
Operação Prato. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Prato>. Acesso em 18 Ago. 2021.
Comentários
Postar um comentário