- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
![]() |
Imagem meramente ilustrativa, Fonte: Cena de Milasandre em GOT. Reprodução de Metro. Acesso em 03 jul. 2021. |
Em Curitiba, capital do Paraná, existe uma lenda antiga, que diz que em novembro de 1877 durante a imigração italiana no Paraná, cerca de 162 colonos chegaram ao porto de Paranaguá, transportados pelo navio Colombo, qual vinha da região do Veneto, norte da Itália.
![]() |
Imagem meramente ilustrativa. Reprodução de Dw. Acesso em 03 jul. 2021. |
Em meio a tantos passageiros, mãe e filha, que buscavam refúgio em um novo país com objetivo de deixar sua antiga vida no passado e poder a partir dali, começar uma nova história. Não se sabe ao certo seus nomes verdadeiros, talvez para não serem reconhecidas e perseguidas, adotaram os pseudônimos Dona Lola e sua filha, Constantina.
![]() |
Imagem meramente ilustrativa. Reprodução de duncan 1890. no istockphoto. Acesso em 03 jul. 2021. |
Lola e Constantina guardavam um segredo obscuro, elas eram descendentes de uma antiga linhagem de bruxas italianas, tiveram que fugir ao serem descobertas em Vastagna, sua cidade natal, para que não fossem apedrejadas até a morte. A família teria se alojado no bairro Sana Felicidade que fica em Curitiba e lá trabalhavam na lavoura.
![]() |
Imagem meramente ilustrativa. Reprodução de Francisco de Goya. Wikimedia Commons. Acesso em 03 jul. 2021. |
![]() |
Imagem meramente ilustrativa. Reprodução de Bruxa da Floresta. Pinterest. Acesso em 03 jul. 2021. |
Constantina era jovem, queria se relacionar com outros imigrantes, mas era desestimulada por sua mãe que argumentava sempre sobre sua descendência. Revoltada por não ter direito a uma vida normal, a moça se revoltou contra a magia, não praticava, o que levou a sua mãe a questionar, com objetivo de dar-lhe uma lição, sua mãe rogou-lhe uma praga: "O castigo de uma bruxa que nega seu dom de nascença é ser moça jovem durante o dia e idosa durante a noite".
![]() |
Imagem meramente ilustrativa. Cena de Milisandre da série Game Of Thrones. Acesso em 03 jul. 2021. |
Apesar de sua resistência, Constantina sucumbiu aos desejos da mãe a magia e mostrou-se uma excelente aluna, baseando-se num livro trazido por sua mãe da Itália, investiu seu tempo nos estudos...
Não demorou muito tempo para que aprendesse a se comunicar com os mortos, além de conseguir ver o futuro, Constantina dominou a arte de manipular a força vital, com isso ela conseguia curar ou matar as pessoas. Era o momento oportuno para que a dona Lola levasse sua filha ao cemitério da cidade, onde à meia-noite em ponto, iria fazer um ritual de invocação para que os mortos saíssem dos seus túmulos.
![]() |
Imagem meramente ilustrativa. Reprodução de Bruxadeevora. Acesso em 03 jul. 2021. |
Sem saberem estarem sendo seguidas, Giacomo, um jovem imigrante que gostava de Constantina, observou às duas andando na calada da noite pela praça da cidade e claro que resolveu as seguir, sem ser visto, as acompanhou até o cemitério, perplexo viu os mortos saindo de suas covas, antes de gritar e posteriormente desmaiar.
Constantina teria ficado abalada com toda aquela situação, largando sua mãe e Giacomo, correu para longe, o que a levou a adentrar a selva que mais tarde viria se tornar Campo Largo, ali na floresta encontrara uma casa abandonada, onde entrou para poder repousar, ficou com tanto medo de ser presa que não retornou para sua casa, fazendo dali o seu novo lar. Anos depois, soube que sua mãe teria sido presa pela morte do rapaz e teria enlouquecido na cadeia em razão do abandono da filha, o que levou sua morte.na prisão.
![]() |
Imagem meramente ilustrativa. Reprodução Spiritfanfiction. Acesso em 03 jul. 2021. |
Pessoas aventuravam-se ou se perdiam na floresta, Constantina sempre ajudava os necessitados, utilizava sua magia para cura ou prever os perigos para as pessoas, mas a adoção de seu uso moderado de magia, fez com que a maldição proferida por sua mãe, fosse cumprida. Durante o dia ela mantinha sua forma original, mas a noite se transforma numa velha. Ao ser vista a noite, assustava quem por ali passasse, para evitar que fosse caçada, Constantina usava sua bruxaria para ceifar testemunhas que aparecessem durante a noite, inicialmente enterrava os corpos para que não houvesse provas ou levantasse suspeitas, com o tempo ficou cada vez mais reclusa, o que gerou escassez de comida, o que a levou a se alimentar da carne de suas vítimas.
![]() |
Imagem meramente ilustrativa. Reprodução de Silent_night8. Pinterest. Acesso em 07 jul. 2021. |
A maldição fez com que a moça ficasse em desequilíbrio, durante o dia era caridosa e cordial, durante a noite era impiedosa e cruel. Certo dia um garoto foi em busca de Constantina para ajudar a sua mãe, quando chegou, eram 18:00 horas, inicio da transformação, correu o mais rápido que pode e contou o que aconteceu.
![]() |
Imagem meramente ilustrativa. Reprodução de birdjob. Acesso em 03 jul. 2021. |
Desde os primórdios, a humanidade caça e destrói aquilo que teme e desconhece, não foi distinto aqui, os moradores tomados pelo medo, foram até a floresta para matar a bruxa, que ao perceber a perseguição, fugiu de casa e se escondeu em um declive, sua moradia foi inteiramente incendiada e Constantina tomada pelo ódio, passou a assombrar o local, se escondendo durante o dia e matando os aventureiros que adentrar a floresta, durante a noite...
Conhecia essa lenda? Deixe nos comentários.
Siga-me nas redes sociais:
REFERÊNCIA:
ANGELES. Fernando Del. Monstro: A Bruxa de Curitiba. Retropunk. 2019. Disponível em: <https://retropunk.com.br/editora/monstro-bruxa-de-curitiba/>. Acesso em 03 jul. 2021.
Comentários
Postar um comentário