Até a Última Gota: O Grito Silencioso da Sobrevivência

39. Relato Sobrenatural - Espelhos são portais?



Viagens

Espelho do latim Speculum é uma superfície que reflete raio luminoso em uma direção definida, ao invés de absorvê-lo ou espelhá-lo em todas as direções. 

Especula-se que o primeiro espelho tenha sido criado pelos egípcios, com material de cobre, talvez com a inspiração da superfície da água que possui capacidade refletiva semelhante, na atualidade a maioria dos espelhos são feitos de alumínio em pó. 

Para os egípcios, o cobre estava associado á deusa Hathor, que representava a beleza, amor, sexo e magia, por isso relacionam a criação do espelho a uma dádiva da deusa. 

Os astecas faziam seus espelhos polindo obsidiana, vidro vulcânico. Acreditavam na ligação entre o deus Tezcatlípoca , cujo nome significa espelho fumegante. Tezcatlipoca era senhor da noite, do tempo e da memória ancestral, para os astecas os espelhos poderiam ser usados para fazer travessias entre à terra e o submundo.  

Em algumas crenças o espelho é utilizado como portal, que permite ver outros mundos e até espíritos, onde permitiria que você também fosse visto por forças desconhecidas. Há superstição de que você não deve conversar com os espelhos, nunca converse com espelhos como se houvesse uma segunda pessoa no ambiente. Sua voz pode transcender essa dimensão e ser ouvida do outro lado, talvez algo fique instigado a encontrar a voz que tenta se comunicar. 

Devido aos fenômenos relacionados aos espelhos, existe o aconselhamento para que os espelhos da casa sejam cobertos durante a noite, tanto para impedir o acesso de tais criaturas do além ao nosso mundo, como também para que o espírito da pessoa que quando vaga livremente pelo mundo, não sejam capturadas dentro desse estranho portal. 

 




Espelho magico 

Além  de viagens para outra dimensão, outra crença da antiguidade é que os espelhos poderiam capturar o que eles refletissem, para uso posterior.  O que eventualmente pode ser relacionado ao conto "Branca de Neve", em que a bruxa tem um espelho magico. 

Acredita-se que a verdadeira branca de neve tenha sido uma baronesa da Baviera, o maior Estado alemão, do século XVIII.

O pai da baronesa teria se casado novamente no ano de 1743 e a madrasta da baronesa tinha uma preferência por seus filhos do relacionamento anterior. Do novo marido ela teria ganhado um espelho de presente, o objeto era conhecido como espelho falante. 

O que circulava era que os espelhos produzidos no vilarejo de Lohr (atual Alemanha) tinham qualidade a ponto de dizerem a verdade, talvez dai a origem do conto.

O espelho existe e pode ser visto no museu de Spessart, no castelo de Lohr.






 




Os espelhos possuem capacidades sobrenaturais ou servem apenas para mostrar o reflexo?





Acesso em 13/06/2021.


Comentários