Nós: Também existimos!

  


 


Sinopse

No enredo, o casal Adelaide e Gabe viaja para a praia com seus dois filhos, o que era para ser um final de semana de descanso se transforma completamente com a chegada de um grupo de sósias malignos da família em que os faz de reféns. 


"Nós", filme lançado em 2019, do gênero de terror, está disponível na plataforma Prime Vídeo e traz para o dica cultural, criticas sociais e metáforas que logo você entenderá!



Criticas sociais

Vou tentar não dar "spoiler", mas é realmente importante explicar os aspectos mais importantes do filme, começando pelo preconceito, embora não seja o tema do filme, a obra é carregada de aspectos que elucidam a segregação social, abismos de oportunidades e como isso afeta psicologicamente os indivíduos, personificando seu papel na sociedade, o que em extremos resultam em rebelião contra o sistema.


Outro aspecto importante é que o filme fala sobre racismo, sem dizer uma palavra... A  obra  apresenta todos os elementos e contextualiza as razões pelas quais as ações são impulsionadas. 

No começo, pode parecer que o enredo é sem sentido e fraco ao apresentar vilões que são semelhantes aos personagens em apuros, sem entregar nenhuma explicação; embora as revelações ao decorrer da narrativa, despertam reflexões pertinentes nas quais tem o objetivo de conduzir e subverter nossa visão dos papéis de vítimas e vilões.


Fonte: Cinemacao. Acesso em 23 Jun. 2021.





A jogada de "nós" em exibir pessoas idênticas é fazer uma alusão ao bem e mal, da sua própria pessoa, como se dividíssemos, acertou ao materializar que ninguém é apenas bom ou mal, mas que  seus dois lados estão fadados a se confrontarem, cedo ou tarde... Achei filosófico!

A detalhes importantes presentes no filme "nós", dentre eles, o contexto de que para alguém ter um emprego razoável, casa, filhos na escola e todo dia comida no prato,  alguém deve estar passando fome, sede, sem casa, sem emprego ou trabalhando em condições miseráveis.

Engana-se quem pensa que esse equilíbrio é uma lógica restrita ao capitalismo, do mercado e economia, desde as origens remotas do comércio e conceitos de capital, para que alguém tenha é preciso que outro não tenha, ou tenha pouco. 
Que é muito bem ilustrado nas cenas do filme por meio da representação de que: "Para eu viver dignamente no mundo, alguém tem que viver em condições opostas de satisfação no submundo". 



 





Vale a pena?

"Nós" não é sobre mera ficção, mas em sua essência é sobre nossa incapacidade de admitirmos esse mecanismo de balança social, ou sobre nossa experiência de ver diariamente, fome,  pessoas buscando abrigo... E dormir tranquilo a noite, sem nenhuma culpa.

Perceber os aspectos mais subjetivos ou indiretos da obra com certeza te trará um enriquecimento filosófico e um amadurecimento de percepções a temas importantes.






REFERÊNCIAS: 

AZEVEDO. Dodô. Explicando o filme "Nós". Blog do dodô azevedo. 2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/pop-arte/blog/dodo-azevedo/noticia/2019/03/29/explicando-o-filme-nos.ghtml>. Acesso em 23 Jun. 2021.

Nós. Adorocinema. Disponível: <https://www.adorocinema.com/filmes/filme-255999/>. Acesso em 23 Jun. 2021. 

Porque todos deveriamos assistir ao filme "Nós". Hypeness. 2019. Disponível em: <https://www.hypeness.com.br/2019/11/porque-todos-deveriamos-assistir-ao-filme-nos/>. Acesso em 23 Jun. 2021.


Comentários