Shark Thank Brasil

 Shark Thank Brasil


                              


Seja bem-vindo ao tanque de tubarões, apresento-lhes "Shark Thank Brasil", uma série originalmente americana, mas aqui com uma versão brasileira, que gosto inclusive, cujo objetivo é exibir empreendedores que vão ao programa apresentar as suas ideias de negócio a possíveis investidores,  o objetivo é obter um financiamento para seus negócios em troca de uma participação acionaria.





A versão brasileira do Shark Thank, teve sua estreia em 13 de outubro de 2016, pelo Canal Sony. A proposta é que os participantes tentem vender suas ideias de negócios para os tubarões, os jurados, caso gostem, investem. "Shark" em inglês significa tubarão, essa é um jargão do mercado financeiro utilizada para se referir a grandes investidores. 






Enredo

Em cada programa, um grupo de empreendedores apresentam seu negócio para os investidores, no final de cada apresentação, chamada de "Pit", os tubarões fazem alguns questionamentos sobre o negócio ou que julgarem relevantes e expõem seu posicionamento, que pode incluir uma oferta de compra ou não de uma participação, geralmente as ofertas ocorrem com uma proposta inicial feita pelo empreendedor e uma negociação posterior pelos tubarões em caso de interesse. 

Provavelmente "Shark Thank Brasil" é um dos maiores programas de empreendedorismo da televisão brasileira e conta com empreendedores e investidores de sucesso reunidos em um mesmo lugar, as negociações e as filosofias de investimentos são muito valiosos e podem te despertar para o mundo dos negócios! Foi a primeira vez que o mundo dos negócios e de Venture Capital, por exemplo, foi retratado na nossa televisão, mostrando como são feitas as negociações de investimento, quais os indicadores utilizados...


O Shark Thank tem uma origem remota a um reality “show” japonês chamado Dragon's Den, não demorou muito para ganhar um formato para os EUA, com o nome que conhecemos e foi um enorme sucesso. 

Alguns dos tubarões que passaram pelo SharkThank, são João Appolinário, Cristiana Arcangeli, Robinson Shiba, Sorocaba, Camila Farani, Caito Maia, José Carlos Semenzato, Carol Paiffer, Luiza Trajano.


Descrição sobre os tubarões:



João Appolinário 

João Appolinário, era sócio de uma rede de concessionárias de automóveis da sua família quando resolveu criar a própria empresa. Fundou a Polishop, sua empresa anuncia mais de 140 horas em comerciais diários, em diversos canais de televisão e em seu próprio canal "Polishop TV"






Cristiana Arcangeli

Cristiana Arcangeli é conhecida por organizar os primeiros eventos de moda no Brasil, inicialmente odontóloga. Cris se tornou empresária ao ingressar no mundo dos cosméticos em 1985, quando criou a   Phytoervas. Posteriormente, Arcangeli diversificou seus investimentos através da representação de marcas estrangeiras de cosméticos como "Chanel, Clarins, Puig" e no mercado da moda criando o "Phytoervas Fashion" em parceria com Paulo Borges, que mais a frente encerram, sendo que Paulo criou a Morumbi Fashion e Cristiana vendeu a Phytoervas para o grupo Bristol Myers Squibb.
Atualmente possui participação em empresas de cosméticos como  Bvolt(eventos), Fundo Phenix(investimentos), Lysa(moda e tecnologia). 




Robinson Shiba

Robinson Shiba criou a China In Box, sua primeira unidade foi tão promissora que mais tarde veio a se tornar uma rede de franquias. Mais tarde se tornou sócio de um restaurante de comida japonesa chamada Gendai, que também se tornou uma franquia. 
Ambas as empresas teriam sido incorporadas em 2007, pelo grupo Trendfoods, que Shiba é presidente, que também controla o restaurante Owan, especializado em culinária oriental e a rede dedicada a culinária italiana Brevitá. 




Sorocaba

O cantor Sorocaba da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba é um conhecido empresário do mundo musical, sendo responsável pela carreira de outros artistas. Ele possui um escritório de agenciamento artístico, a FS produções, além disso, investe em rede de fastfood, casas noturnas, criação e reprodução animal, gravadora, estúdio e editora de música.




Camila Farani

Camila Farani é uma empresária e investidora anjo, trabalha como colunista na Gazeta do Povo, O Estado de S. Paulo e na Forbes. 
Além disso, investidora na G2 Capital(fundo de prive equity), como pessoa física ela  investe em cerca de 40 startups.



Caito Maia

Antônio Caito Maia Gomes Pereira, fundador da Chilli Beans, maior marca de óculos e acessórios da América Latina, além disso, tem participação na Gávea Investimentos.






José Carlos Semenzato

 Semenzato criou sua primeira empresa em 1991, chamada Microlins, a rede tinha como objetivo oferecer capacitação profissional a jovens de baixa renda, originada a partir de experiências empreendedoras. Semenzato começou vender coxinhas aos 12 anos em Lins, São Paulo.

A Microlins entrou em modelo de franquia em 1994, em 2008 a companhia de ensino computacional passou a ser uma rede de capacitação profissionalizante.

Semenzato vendeu a Microlins, mas utilizou os recursos financeiros para criar uma, ‘holding’ de franquias, batizada de SMZTO em 2010.





Carol Paiffer 

Ana Carolina Paiffer, se formou em administração em 2008, durante a graduação se interessou pelo mercado financeiro.
Em 2006, ainda na faculdade fundou a Paiffer Investimentos, com seu irmão.
Em 2012 ela participou da criação da mesa de traders WHPH, no mesmo periodo comprou a Inepar Telecon, que viria a se tornar a Atom, primeira empresa de traders com capital aberto da bolsa de valores da América Latina.






Luiza Trajano

Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, empresária, que esteve no comando e atualmente integra o conselho da Magazine Luiza.
Em 2020, possuía uma fortuna avaliada em 4,9 bilhões de dólares.
Luiza conseguiu transformar a rede de lojas da família que se localizava no interior de São Paulo, em uma rede suficientemente forte para brigar com gigantes do segmento como Casas Bahia e Ponto Frio. Passando por diversos setores como cobrança, vendas, antes de se tornar diretora-superintende do Magazine Luiza, o nome da loja é uma referência a sua tia que também se chamada Luiza.

De 2017 à (janeiro) de 2020 as ações da Magazine Luiza teve uma valorização superior a 3.000%. 







O Shark Thank Brasil está disponível na plataforma: 



Ou pelo canal do YouTube, onde tem algumas partes dos episódios é também pode onde eu geralmente acompanho:

Comentários