O Lobo de Wall Street: o lado sujo do mercado financeiro

  

Acesse 


A introdução

Pegue seus gráficos e balaços patrimoniais e vem comigo, desbravar essa nostálgica aventura cinematográfica, de 2013 o filme "O Lobo de Wall Street" do gênero Drama/Ficção policial, narra a história de Jordan Belfort, um ambicioso corretor da bolsa de valores que cria um verdadeiro império nas custas da ilegalidade e manipulações de mercado, que claro não devem ser bem vistos com bons olhos, mas é interessante a forma como aborda o ritmo frenético de mercado e  traz alguns conceitos básicos, mas sem deixar de lado os exageros de Hollywood! 

Jordan e seus amigos mergulham em uma verdadeira lambança em um mundo cheio de excessos, mas não sem despertar a atenção da polícia! 


Ah! É um filme antigo? É... Claro, mas é interessante e eu, por exemplo. O assisti em 2019 ou 2020, sim! Estou falando serio, o filme diverte, sou suspeito, pois, tenho uma queda pelo mercado financeiro, embora que para estar próximo da realidade teria que melhorar muito, mas enfim! Enviesado ou não, esse drama "especulativo" não deveria ficar fora da nossa lista.






Narrativa para os curiosos


Bem, vou sucumbir aos desejos das massas e trazer um pouco dessa incrível história, para nosso diário de bordo, então fica comigo aqui, que já te conto!

— Ah!?, mas vai ter 'spoilers'? 

Vou tentar te 'poupar' (risos),  eu não podia deixar de lado esse trocadilho financeiro! Desculpa, não desiste de mim, ok?

A história do apaixonado e ambicioso por dinheiro, Jordan Belfort, que sonha em ficar rico através da Bolsa de Valores de Wall Street e que coincidentemente para seu azar (E que azar né querido?) estreia na função de corretor no dia em que acontece um evento que ficou conhecido como Black Monday, que, na prática, foi um dia que teve uma queda monstruosa das ações das empresas listadas na bolsa.

E, nessa altura, você desistiria de uma carreira após o pé frio? O Jordan não!

O moço logo descobre uma mina de ouro a ser explorada por meio da venda de ações com pouca liquidez no mercado, ou seja, que não são muito valoradas pelo mercado todo.  A questão é que no contexto apresentado pelo filme, as empresas pagam uma comissão para quem vender as suas ações, pagando uma comissão acima da média das negociações usuais. 

Já adiantando que o Jordan é um golpista safado, com sua lábia, não leva muito tempo para se adaptar ao novo trabalho, fazendo uma grana absurda com as vendas. 

E a partir daqui não me atendo mais aos acontecimentos, mas te dando uma noção do que estar por vir, o homem é dominado pela ambição e pega gosto em agir com desonestidade, fora que é bem recorrente a sexualização de cenas e confesso que soa desnecessário para a problemática geral.   

Pode parecer audacioso da minha parte o que vou te dizer, mas o filme parece literalmente um manual de má conduta, você basicamente repetirá algo mentalmente como "misericórdia" o tempo todo. Mas confesso que é um dos motivos que levaram ao seu sucesso, o filme não parece se importar com as amarras da moralidade, estando livre para diferentes desfechos, o inesperado é bem mais real aqui. 





Vale a pena assistir?

 Com certeza, embora não seja fidedigno, por muitos motivos. É uma das obras que mais se aproxima do corre e corre de mercado, as vendas e compras, mostrando como era a rotina de analistas e operadores de corretoras antigamente, como todo filme com pontos positivos e negativos, suponho que tenha lições que podem ser bem aproveitadas.



E você? Já assistiu "O Lobo de Wall Street"?

Deixe nos comentários suas impressões <3








REFERÊNCIAS:

O Lobo de Wall Street. Prime Vídeo. Disponível em: <https://www.primevideo.com/dp/amzn1.dv.gti.f8b322de-4a2f-fc01-4268-dda7e766ef3a?autoplay=1&ref_=atv_cf_strg_wb>. Acesso em: 12 jul. 2021. 



Comentários