
Com um "pezinho" na fé e com um ambiente carismático, embora procure se manter distante de estereótipos religiosos, o episódio de hoje da nossa saudosa programação abre espaço para a série da
NBC, "O Bom Lugar", titulo de 2016 que traz aparentemente, uma atmosfera de céu de brigadeiro ao ingressar no paraíso no pós (morte), sendo um "lugar" para aonde vão os que foram bons ao longo de suas vidas, após "partir dessa para melhor".
A história será apresentada principalmente na perspectiva da protagonista (Eleanor) que foi enviada ao lado bom do equilíbrio cósmico, inclusive lá todos reencontram sua alma gêmea.
Tentando não ser descoberta, a personagem começa uma jornada pela sua redenção para se tornar uma pessoa, digo um ser melhor, com objetivo de conquistar merecidamente seu espaço no "bom lugar".
Céu x Inferno
A discussão sobre céu e inferno é antiga, além de fazer parte de acervos de livros sagrados nos quais são considerados os mais antigos da civilização humana, a temática é abrangida em questionamentos filosóficos e até mesmo relacionada ao processo decisório racional no qual o céu estaria relacionado a decisões assertivas, enquanto o inferno se relaciona a má conduta.
"The Good Place" traz criticas complexas que ilustra, por exemplo, que inferno e céu são relativos, e que embora os conceitos pareçam opostos, as narrativas serão classificadas de forma subjetiva e individual, passando por processos de reclassificação de qual seria o lugar mais adequado para uma alma baseado em suas ações.
"O que é ser bom ou ser ruim?".
Comédia
Aqui já digo que a comédia se paga, é muito difícil fazer uma série que se relacione fortemente a questões religiosas, mas que não as foca, inclusive dificilmente são citados.
E como você deve imaginar, para quem entrou por engano no paraíso, ser uma boa pessoa pode ser penoso, principalmente se sua permanência depende exclusivamente desse fator.
O expectador é conduzido a entender a personagem Eleanor, após sua chegada ao paraíso, onde tudo seria perfeito, mas observa-se que desde o primeiro episódio algo não está em conformidade, tudo começa a dar errado e envolve o expectador em mistérios e 'suspense'.
No cenário... é tudo muito cômico e imprevisível, principalmente quando acontecem mudanças climáticas, desconstruções do ambiente ou alterações, tudo isso de acordo com as ações boas ou ruins dos residentes, que precisam agir corretamente o tempo todo, essa quebra de expectativas contribui para uma boa comédia.
Criticas sociais
Conduzindo com respeito a pluralidade, "The Good Place" contempla a diversidade ao introduzir personagens de diferentes etnias, gêneros e orientações sexuais.
O clima descontraído e as cores vibrantes faz com que não haja um clima mórbido, afinal todos estão mortos, além de criar reflexões complexas idealizando o pós vida, qual o sentido de viver... seja pelas piadas que levam a questionamentos ou pelos conselhos do anjo Michael, sim... terapia psicológica no céu...
Comentários
Postar um comentário