Qual seria o motivo de não encontrarmos vida extraterrestre?
Embora haja muita especulação de vida em outros planetas, ocasionada principalmente por observação de objetos voadores não identificados, uma tentativa de contato verídica nunca fora constatada até o presente, pelo menos não divulgada.
Uma fundamentação teórica cujo objetivo é discutir sobre as estimativas de probabilidade de haver ou não vida em outros planetas, bem como a falta de evidência cientifica do contato com os mesmos, define-se como Paradoxo de Fermi, em homenagem ao físico italiano Enrico Fermi que teria sido responsável por levantar o questionamento em 1950.
A idade do universo bem como seu vasto quantitativo estelar, sugere que à Terraé um planeta típico. É como se os princípios que originaram nossa sobrevivência já fossem testados pelo universo, portanto vida extraterrestre deveria ser comum, embora pareça que fazemos parte de uma exceção e não uma regra universal.
"O aparentemente tamanho do universo sugerem que muitas civilizações extraterrestres tecnologicamente avançadas deveriam existir. Entretanto, esta hipótese parece inconsistente com a falta de evidência observacional para suportá-la." -
WIKIPÉDIA. Acesso 09 jul. 2021.
Mas se há vida minimamente mais avançada e inteligente do que a humanidade, por que nos ignoram?
Um grupo de pesquisadores chamado METI(Mensagens a Extraterrestres Inteligentes) se comprometem a buscar respostas para essa e outras perguntas, sendo astrofísicos, biólogos, sociólogos, psicólogos e historiadores, a organização se dedica a enviar sinais ao universo na tentativa de algum dia ser correspondidos.
Durante uma reunião em Paris, pesquisadores teriam discutido ideias que consideram controversas e polemicas como, por exemplo, a "teoria do zoológico galáctico".
"Talvez os alienígenas estejam observando os humanos na Terra, da mesma forma que observamos animais no zoológico" -
VAKOCH. Douglas. Astrobiólogo e presidente do Meti. Acesso em 09 jul. 2021.
Seriamos meramente seres instintivos e irracionais perante a visão de uma civilização extraterrestre avançada?
Segundo essa teoria a razão de não descobrirmos a existência de ao menos uma civilização alienígena é de que seria perigoso, para nós? Não, para eles!
"Experiências passadas mostram que qualquer encontro entre duas civilizações é perigoso para ambas" - BRIOT. Danielle. Astrofísica. Acesso em 09 jul. 2021.
A prova disso esta em nossa própria história, iniciamos diversas guerras entre nosso próprio povo, pelo simples fato de nos dividimos em diferentes nações, o que você julga que seria feito com seres de outra espécie e planeta e que ameaçam humanos intelectuais, egocêntricos sendo que possuem livre acesso à força bélica? Talvez discurso diplomático não seja a primeira opção a ser considerada pela raça humana.
Entrar em contato?
"Se fossemos um zoológico e de repente uma zebra nos olhasse nos olhos e começasse a escrever uma série de números primos com a pata, isso estabeleceria uma relação radicalmente diferente entre nós e a zebra e nos sentiríamos obrigados a responder. Podemos fazer o mesmo com extraterrestres, transmitindo sinais de rádio fortes, intencionais e ricos em informações para estrelas próximas". -
VAKOCH. Cientista. Acesso em 09 jul. 2021.
Claro que quando se idealiza uma comunicação com uma raça de outro planeta, a ciência como a conhecemos precisaria de um tempo para entender, estudar... No exemplo da Zebra a transmissão do recado pressupõe que ela sabia determos o conhecimento matemático e o compreendíamos.
Mas se a comunicação de uma raça alienígena difere de tudo como conhecemos? Já parou para pensar que a interpretação das leis da física e a metodologia de estudo pode ser outra para identificar as mesmas leis universais e conhecimentos científicos? Talvez de uma forma até mais ampla, que por acaso resolveria inúmeros imbróglios e traria resposta para perguntas que nunca foram respondidas outrora por nós.
Segundo a BBC News, em 2004, o astrofísico Stephen Hawking, sendo um cientista incrível, em entrevista para National Geographic mencionou que um hipotético contato com alienígenas "seria um desastre".
"Os alienígenas provavelmente estão muito à nossa frente (...) Acho que devemos manter a cabeça baixa" - HAWKING. Stephen. Físico. 2004.
No ano de 2010, voltou ao tema, onde defendeu sua posição em entrevista com Discovery Channel.
"Apenas olhando para nós mesmos, podemos ver como a vida inteligente pode se tornar algo que não gostaríamos de conhecer". -HAWKING. Stephen. 2010.
Em sociedade
Você sabia que não somos os únicos seres vivos que vive em sociedade? Formigas e abelhas, por exemplo, possuem uma grande capacidade de socialização e vivem em um sistema complexo de organização em grupos, com interações entre si, abordando de forma bem genérica o tema, podem se dividir em castas, desenvolvendo seus papeis para manter tudo funcionando. Além de exibirem comportamentos de cultivo(caso das formigas), superproteção(caso das abelhas) e desenvolvimento de estruturas realmente incríveis. Você provavelmente já admirou o trabalho realmente incrível de abelhas, formigas, cupins… Mas provavelmente supôs que se tratava de instinto e não de fato inteligência.
Então o que é inteligência? Analisamos e definimos que animais são ou não inteligentes com base em nossos parâmetros? Com base em metodologias que se aplicam a nossa espécie? E se for mais que isso?
Então...
- Ahh, mas não da para comparar, nitidamente é visível que possuímos tecnologias e estruturas incríveis e nos comportamos de uma forma distinta, que só seria possível se fossemos inteligentes, se houvesse vida fora da Terra, provavelmente nos identificaria!
Amigo, e aqui vai à reflexão: "E se alguma civilização extraterrestre nos vê como formigas?", fazemos realmente coisas incríveis, nos comportamentos de uma forma que identifica um padrão, mas se isso, for interpretado como "instinto" e não como sinal de inteligência, assim como se julgam as formigas?
— Ah! Mas isso que você esta dizendo é um absurdo! Será mesmo?
Pode soar prepotente realmente, mas é muito mais fácil julgarmos e ditar as regras quando a definição do padrão mais elevado "somos nos".
A linha tênue entre a crença ou a falta dela
A questão é que fazer projeções sobre um eventual contato acaba se tornando uma tarefa árdua, mediante a falta de comprovação de existência de vida inteligente fora do nosso planeta ou a impossibilidade de nega-la como uma vertente universal e imutável.
Tudo que se tem até aqui, são especulações e teorias, assim como muitos estudiosos do passado faziam, muitos erraram, porem muitos foram assertivos em suas estimativas acerca de diversos outros temas.
Abraçar a ideia de que há vida fora do nosso planeta muda a nossa perspectiva, talvez do que seria um ambiente propício à vida ou de como essa se desenvolve sob condições totalmente diferentes, na mais remota oportunidade de não estarmos sozinhos no universo, seriamos os mocinhos ou os tiranos? ?
E se não existissem lados? Talvez o dia em que descobrimos como civilização que guerrilhar entre nosso próprio povo é algo desprezível e antiquado, daremos mais um passo na evolução intelectual e talvez mais próximos de conhecer nossos vizinhos estelares.
E você, o que acha? Estamos sozinhos no universo?
Deixe sua opinião nos comentários!
Siga-me nas redes sociais:


REFERÊNCIAS:
Paradoxo de Fermi. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo_de_Fermi>. Acesso em 09 jul. 2021.
Zoológico galáctico’, a teoria que tenta explicar por que não encontramos vida extraterrestre. BBC. 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-47771554>. Acesso em 09 jul. 2021.
Insetos Sociais. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/insetos-sociais/>. Acesso em 09 jul. 2021.
Comentários
Postar um comentário