20. Teoria da Conspiração - Existia energia elétrica no antigo Egito?


Reprodução: Mega Curioso. Acesso em 30 jun 2021



Segundo  o inglês Christopher Dunn, a famosa Pirâmide de Gizé era, na verdade, uma enorme usina elétrica! Ele argumenta que o corte das pedras que compõem a construção é tão preciso que só poderia ser feito com ferramentas elétricas. 

No templo de Dendera há gravuras que podem ser interpretadas como "egípcios segurando algo como uma lâmpada gigante". 



Lâmpada de Dendera

Reprodução Wikimedia Commons. Acesso em 29 jun. 2021.

Um desenho presente no templo de Dendera, dedicado à deusa Hator, do Antigo Egito é conhecido como "Lâmpadas de Dendera", isso porque o objeto retratado se parece uma lâmpada com um filamento elétrico dentro. A descoberta rapidamente deu origem a teorias da conspiração que defendem que no antigo Egito se utilizava eletricidade. 

 

Erick Von Daniken, autor do livro "Eram os Deuses Astronautas?", acreditava nessa teoria, embora historiadores e especialistas interpretam a imagem como com estrutura de bulbo como sendo o útero de Nut, a deusa do céu, que também é uma representação da noite.

 Segundo o argumento utilizado, o desenho pode representar o sol nascente percorrendo a noite. Inscrições envoltas, reforçam a ideia, já que se referem ao sol nascente de uma flor de lótus na forma do deus-serpente Sematui. 

A explicação não foi suficiente para cessar controvérsias, nos quais defendem que a representação é sim, de uma lâmpada, embora não existam evidências cientificas que a comprove. 




Reprodução Magnus Mundi. Acesso em 29 jun. 2021.


Roda desconhecida

Em escavações em 1936, na zona arqueológica de Mastaba no norte da necrópole de Sacará, cerca de 30 quilômetros ao sul do Cairo, foi descoberto a tumba do príncipe Sabu, filho de Adjuib, governante da primeira dinastia, entre seus pertences foi descoberto um disco de 61 cm de diâmetro, com altura máxima d 10,6 centímetros, no meio tem um furo com 8 centímetros de diâmetro, o objeto redondo do antigo Egito se chama "disco de Sabu", sugere-se que o “item” data cerca de 3000 a 2800 a.c.  O nome resulta do túmulo egípcio Sabu, onde fora encontrado.

O objeto trabalhado com precisão em material rochoso, tem sua função ainda desconhecida, encontra-se no Museu egípcio do Cairo, esse estranho objeto intriga a todos os egiptólogos que se debruçaram para estudar cuidadosamente. 

Emery ficou perplexo com  o primeiro objeto que definiu em seu relatório, "um objeto xista em forma de tigela", posteriormente resume a situação do artefato, dizendo: "Não se consegue ter nenhuma explicação satisfatória sobre a curiosa forma deste objeto."

O orifício central  remonta o conceito de que é um receptor de algum eixo de roda ou mecanismo tecnológico!

O primeiro foi Brian Walter Emery, seu descobridor e considerado um dos mais importantes egiptólogos do século XX, 

 




Seria esse um mecanismo de algum equipamento gerador de energia elétrica?

Se a sua alegação é de que esse objeto era utilizado como roda de algum veículo, aqui vai uma desilusão!

De acordo a egiptologia, a roda foi introduzida no Egito no final do médio império em cerca de 1800 a.c.  com a invasão dos hicsos que a utilizaram em seus carros de guerra.

Sendo assim, como há mais de 1400 anos antes apareceu uma roda ou disco junto a outros pertences preservados em um túmulo? Ou pior, como foi confeccionado?  É estranho para os padrões da época, já que é um objeto delicado e estruturalmente complexo há mais de 3000 anos.




Usina de energia elétrica? 

Você subestima os indivíduos da antiguidade?  Julgastes que a capacidade intelectual se associa a uma ascendente de evolução onde os sucessores sempre serão mais inteligentes que os antecessores? 




Tradicionalmente, estudiosos apontam que as pirâmides do Egito em especial a de Gizé, foram construídas para serem grandes túmulos dos faraós! 

A pirâmide de Gizé, por exemplo, foi criada com uma matemática e noção de engenharia única, além dos túmulos, foram encontrados estruturas desconhecidas e tesouros valiosos, embora reconhecidamente que os faraós levavam a sério a estética dos seus aposentos mortuários, muitos eram exagerados demais para serem simplesmente um túmulo.

Fonte: The History Channel Brasil. Acesso em 30 jun. 2021. 



As pirâmides teriam sido construídos com materiais específicos, provavelmente por suas propriedades, que por coincidência ou não, são os mesmos materiais utilizados atualmente para  condução de eletricidade!

Esse fato é o suficiente para ligar o alerta de muitos historiadores e pesquisadores, que suspeitam que as pirâmides têm um propósito totalmente diferente daquele proposto, ou até múltiplas utilidades.

Fonte: The History Channel Brasil. Acesso em 30 jun. 2021. 




Especula-se que a pirâmide de Gizé seja uma grande usina elétrica, em que tem capacidade de canalizar e transmitir energia para uma enorme área, talvez até para todo o Egito, ela constitui uma das diversas estruturas encontradas no Egito.


Fonte: Ahduvido. Acesso em 30 jun. 2021.




Estima-se que levaria cerca de 20 anos para construir uma pirâmide parecida, caso mais de 10 mil pessoas trabalhassem exaustivamente dia e noite sem descanso, bem, a verdade é que ninguém até hoje conseguiu replicar a construção faraônica, talvez apenas tempo não seja o suficiente não é mesmo?


Mesmo que no antigo Egito fosse mais rápido o processo, utilizando alguma técnica ou tecnologia para fazer grandes construções, por quê dedicar tanta força de trabalho para construir os túmulos? Eram só túmulos mesmo? Por quê? Precisam ser tão complexos?  Para que exigir tanto esforço?



 
Reprodução: Midia Max. Acesso em 30 jun. 2021.



Provavelmente influenciada por parâmetros da herança genética de duas partes, respeitando a disponibilidade genética e transmissão sucessória para as prolis, "porque aqui não é bagunça", vamos especular... 
E se a evolução intelectual não é tão linear quanto pensamos?
Poderia ser uma raça antecessora extremamente inteligente em relação a seus sucessores? 

Às vezes diferentes perguntas não nos dá respostas e sim novas perguntas.


E se  há alguns milênios houvesse tecnologias avançadas, mas por não terem sido transmitidas, ficaram perdidas?  

Seria possível uma civilização tão antiga como a egípcia, ter conhecimento de construção de usina elétrica? Realizavam geração, transmissão, armazenamento e distribuição?

Fonte: Aventuras na história. Acesso em 30 jun. 2021.


Prova de que a energia foi criada a mais tempo do que a conhecemos popularmente?
No Iraque em 1934, foram encontrados três artefatos, um pote, tubo de cobre e palito que combinados geravam uma reação química que resultava em eletricidade. Os artefatos encontrados datavam 2.000 anos atrás, sendo que a eletricidade foi descoberta em 1672 





Reprodução: New-Age-Gamer. Acesso em 30 jun. 2021.




A base possui tuneis angulares que vão para todos os lugares, incluindo para dentro do solo, vale mencionar que os túneis subterrâneos não foram explorados.
 No passado as pirâmides eram cobertas por uma estrutura de calcário lisa, o objetivo dos cortes perfeitos eram justamente para que esse revestimento pudesse não ter assimetrias, o que tornavam as pirâmides, grandes refletores da luz do sol, provavelmente brilhavam muito a longa distância, não só estético, mas a reflexão permitia que seu interior não ficasse quente, a estrutura das pirâmides provavelmente estão com alguns desalinhamentos devidos a eventos de causa natural, seja erosão ou terremotos, por exemplo. 

Fonte: The History Channel Brasil. Acesso em 30 jun. 2021.



A dolomita foi utilizada na superfície das pirâmides, a pedra é conhecida por aumentar a condução de eletricidade, já os túneis são feitos de granito que no que lhe concerne é radioativo, sendo o responsável por ionizar o ar que circula nas pirâmides, criando um ambiente propicio que aumenta a eletricidade.
Fonte: The History Channel Brasil. Acesso em 30 jun. 2021.



Há uma cola de composição desconhecida que era utilizada na junção das pedras das pirâmides, onde suporta grandes pressões, ou seja, elas foram feitas propositalmente para aguentar por muito tempo! E se existisse outro motivo para que as pirâmides aguentassem tanta pressão?

Fonte: The History Channel Brasil. Acesso em 30 jun. 2021.



Serapeum


A noroeste da pirâmide de Gizé existe um lugar chamado Serapeum de Saqqara, no local existem enormes caixas feitas de granito, que os especialistas julgaram serem túmulos, contudo as pedras teriam vindo a uma distância superior a 840 km de distância da região, as caixas são tão grandes que não teria como entrarem pelas portas do local, mas julga-se que foram construídas antes de o local ser construído.
Fonte: Aidan McRae Thomson. Flickr. Acesso em 30 jun. 20221.





Fonte: Wikimedia Commons. Acesso em 30 jun. 2021.






Ao avaliar tecnicamente o local, um especialista poderia dizer que um capacitor elétrico poderia ser construído exatamente da mesma forma e mesma substancia para funcionar, para que não haja nenhuma interrupção no campo eletromagnético. 

Ou seja, as caixas eram utilizadas para eletricidade? 


Reprodução de Guia Estudo. Acesso em 30 jun. 2021.




Em 1993, uma misteriosa câmara foi descoberta na pirâmide de Gizé, em que foi chamada de "A câmara da rainha", explorada por uma mini câmera, dentro dela, existe um fio feito de cobre que foi feito a mão e na parede existem instruções de como o fio deve ser utilizado.

Observação: Em toda bateria existe um metal em seu interior, para funcionar, geralmente é cobre onde é utilizado para criar uma reação química que se chama "potencial de redução".

O fio encontrado dentro dessa sala, teria capacidade de criar um campo magnético que se estenderia por outras salas... 
Na visão dos pesquisadores, não há utilidade para a câmara da rainha, não conseguiu obter nenhuma conclusão... Acreditando que não existe funcionalidade para a pirâmide inteira e que tudo não passa de uma grande coincidência! 

Mas, qual seria o intuito de construir algo tão preciso e detalhado, para não se chegar a nenhum fim? 


As pirâmides foram posicionadas sob um rio subterrâneo, onde forneceria eletricidade, conforme a água flui subindo pela pirâmide por um fenômeno que conhecemos como capilaridade, entraria por baixo da pirâmide e funcionaria como uma bomba de eletricidade para toda a estrutura,  gerando eletromagnetismo e eletricidade, conduzindo-a principalmente ao topo da pirâmide.

Reprodução: Quora. Acesso em 30 jun. 2021. 



Geograficamente as pirâmides do Egito, estão posicionadas no globo, num ponto conhecido por ser um amplificador de energia eletromagnética!

No passado no topo da pirâmide havia ouro,  sendo roubado posteriormente. O ouro também é um ótimo condutor, combinado com os outros materiais que compõe a estrutura, poderiam criar um campo eletromagnético, acreditam-se os materiais foram incluídos de proposito e que o objetivo era prover eletricidade "sem fio".



Reprodução Wikimedia Commons. Acesso em 30 jun. 2021.




Inclusive Nicola Tesla, não só achava isso possível, como chegou ao ponto de reproduzir uma maquina que transmitida eletricidade sem fio naturalmente em uma feira em 1893, chamada Tesla Coil, Tesla afirmava existir uma forma de transmitir energia elétrica para toda humanidade e de graça e que essa energia provinha da própria energia eletromagnética que o planeta produz. A pequena maquina claro era para demonstração, mas ele não parou por aí.

Tesla também criou a Torre Wanderclyffe, durante (1901-1917), ou torre tesla, foi uma antena de transmissão de energia eletromagnética sem fios, sua instalação central nunca esteve completamente operacional por motivos financeiros, a torre foi inspirada na estrutura da pirâmide de Gizé que tesla acreditava ser um canalizador e transmissor de energia eletromagnética. 

Reprodução Mestre dos Andes. Acesso em 30 jun. 2021.



Essa teoria seria capaz de justificar a existência dos obeliscos espalhados nos mais distantes pontos do mundo?
Seriam os obeliscos replicadores?


Você já se perguntou que no interior das pirâmides não tem tochas?  Como eles iluminavam lá dentro? Embora algumas possuam entradas superiores, já foi descartado o uso para iluminação interior da estrutura, até porque se fosse o uso pode ter certeza que seria matematicamente incrível!
Hum! Dúvidas? Vou te dar um exemplo.


Estátua de Ramsés 

Durante duas vezes por ano, a estátua do Faraó Ramsés II é iluminada ao amanhecer, sendo nos dias 22 de fevereiro, dia em que comemora seu aniversário e 22 de outubro dia que foi coroado, segundo historiadores. 
Situa-se no templo de Abu Simbel que foi erguido durante a 19.ª dinastia, no reinado de Ramsés II, as margens do rio Nilo no sul do Egito. 

Reprodução DN. Acesso em 30 jun. 2021.





Filmadas com uma câmera térmica, as pirâmides podem ser identificados pontos de calor sem nenhuma explicação. 

Reprodução Gizmodo. Acesso em 30 jun. 2021




A câmara do rei, localizada no interior da grande pirâmide, teria sido uma central de energia da estrutura, construída de granito, quando expostos a situações às pressões ou vibrações de energia, geram eletricidade!

Fonte: Hajor. Reprodução Wikimedia Commons. Acesso em 29 jun. 2021.



Conhece alguma teoria sobre as pirâmides egípcias?

Deixe nos comentários <3


 







REFERÊNCIAS: 


A função secreta da Grande pirâmide de Gizé. The History Channel Brasil. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=r2JFM03ELMo>. Acesso em 30 jun. 2021. 

A Grande Pirâmide de Gizé e a Torre de Tesla: uma mesma tecnologia. History Brasil. Disponível em: <https://history.uol.com.br/noticias/grande-piramide-de-gize-e-torre-de-tesla-uma-mesma-tecnologia>. Acesso em 30 jun. 2021.

Cientistas Descobriram A Verdadeira Finalidade das Pirâmides. Incrível. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=l0OSJJ-vUUg>. Acesso em 30 jun. 2021.

DENCK.Diego. 8 Teorias absurdas e Hilárias a respeito das pirâmides do Egito. Mega Curioso. 2017. Disponível em: <https://www.megacurioso.com.br/teorias-da-conspiracao/102083-8-teorias-absurdas-e-hilarias-a-respeito-das-piramides-do-egito.htm>. Acesso em 30 jun. 2021. 

Disco de Sabu. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_de_Sabu>. Acesso em 28 jun. 2021.

Fenómeno raro no Egito: Estátua de Ramsés iluminada pelo sol. DN. 2019. Disponível em: <https://www.dn.pt/mundo/fenomeno-raro-no-egipto-estatua-de-ramses-iluminada-pelo-sol-10609372.html#:~:text=Menu-,Fen%C3%B3meno%20raro%20no%20Egipto%3A%20Est%C3%A1tua%20de%20Rams%C3%A9s%20iluminada%20pelo%20Sol,acontece%20duas%20vezes%20por%20ano.&text=Esta%20sexta%2Dfeira%2C%20os%20visitantes,assistiram%20a%20um%20fen%C3%B3meno%20raro.>. Acesso em 30 jun. 2021. 

Lâmpadas de Dendera: é possível que a energia elétrica existisse no Antigo Egito?. History Brasil. Disponível em: <https://history.uol.com.br/noticias/lampadas-de-dendera-e-possivel-que-energia-eletrica-existisse-no-antigo-egito>. Acesso em 29 jun. 2021. 

Mistérios das pirâmides egípcias. Prepara Enem. Disponível em: <https://www.preparaenem.com/historia/misterios-das-piramides-egipcias.htm>. Acesso em 30 jun. 2021.

Pirâmide egípcia. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%A2mides_eg%C3%ADpcias> Acesso em 30 jun. 2021. 

RODRIGUEZ. Diogo Antônio. Quais as maiores teorias da conspiração envolvendo o Egito?. Super Interessante. 2018. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-as-maiores-teorias-da-conspiracao-envolvendo-o-egito/>.  Acesso em 29 jun. 2021. 

The Schit Disk, o enigmático disco do príncipe Sabu. Magnus Mundi. 2020. Disponível em: <https://www.magnusmundi.com/the-schist-disk-o-enigmatico-disco-do-principe-sabu/>. Acesso em 29 jun. 2021.





Comentários