- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
![]() |
Imagem ilustrativa. Fonte: Reprodução The Enemy. Acesso 28 de jun. 2021. |
Fala meus terra planistas preferidos!
Hoje o assunto é temeroso, faz lá a pipoca e vem comigo para mais uma teoria conspiratória. Se você ficou atento a nossa introdução ou pescou o título para lá de "spoiler", deve ter notado o cunho da nossa conversa de hoje, odiadas por muitos e aclamada por outros, trago a vocês a famosa e polemica teoria da terra plana!
Segundo o site "Ciência hoje": "Um dos conselhos mais conhecidos em divulgação cientifica é: se há algo importante a ser dito, que seja dito logo."
Nesse caso, já digo, "à terra" é redonda. Agora podemos prosseguir…
Teoria
Segundo essa teoria conspiratória, a "terra plana" seria um conjunto de ideias defendidas por indivíduos que acreditam que ao planeta terra é plano e que esse seria limitado por um círculo polar ártico e não de uma esfera.
Os mesmos seguidores dessa teoria em que são chamados de "terra planistas", creem que a gravidade é uma farsa e que a lua e o sol encontram-se mais próximos da terra do que se acredita.
Origem
Não é difícil imaginar que essa linha filosófica que se contrapõe as principais ideias e argumentos científicos, enquanto sua concepção arcaica que assume à terra em formato de disco achatado, tenha uma origem remota!
Muitas culturas e estudiosos, desprovidos de tecnologias e conhecimentos astronômicos necessitavam de construções argumentativas e especulativas que recriassem o universo e inclusive o nosso planeta, nem que teoricamente, foi assim que esse modelo teria sido concebido.
Filósofos como: Tales, Leucipo e Demócrito acreditavam e imaginavam à terra com essa formatação, embora outros filósofos como Pitágoras e Aristóteles em oposição, defendessem a formatação esférica.
![]() |
Representação da terra plana. Reprodução: Nova Escola. Acesso em 28 de jun. de 2021. |
Argumentação
A base argumentativa para os, terra planistas é pautada na observação ou conhecimento empírico, como, por exemplo, o fato de não conseguirmos enxergar a curvatura do horizonte, embora eles descartem toda ou qualquer evidência fotográfica, cientifica, explorações espaciais e observações astronômica…
Nota-se que as características da terra plana, não é um consenso até mesmo para os, terra planistas, pois há diferentes especulações distintas entre eles, há diferentes ideias, dentre elas, podemos citar algumas:
1. Na terra plana os continentes são organizados em torno do polo norte e que todo hemisfério sul encontra-se espelhado pela borda, ou parte externa da terra em um plano circular.
2. Há existência da Antártida como a conhecemos é defendida, no ponto de vista teórico, o continente gelado é, na verdade, uma grande parede de gelo que se estende pelas bordas da terra.
3. O sol e a lua encontram-se relativamente próximos à terra e circulam em torno do polo norte em um plano paralelo à superfície, por uma força desconhecida (já que a gravidade é negada).
4. Segundo essa teoria a gravidade não existe, e que à terra desenvolve um movimento acelerado rotacional que é como se estivéssemos em um elevador em movimento e que por isso nos sentimos presos ao chão. O argumento que negaria a existência da gravidade como a conhecemos na física é de que ela é forte o suficiente para manter prédios presos a superfície e fraca para permitir voos de pássaros.
![]() |
Reprodução: Cola da Web. Acesso em 28 de jun. de 2021. |
Ciência
Embora questionada, a ciência é utilizada para diversos processos tecnológicos, com um uso muito amplo, seu valor se deve principalmente a "metodologia", na ciência não é questionado se algo é certo ou errado, mas do que é possível provar, estabelecendo critérios e metodologia para execução, sendo válido desde que não seja facilmente refutado, esteja em confronto com outro estudo... Deve seja replicável, ou seja, todos os cientistas devem obter o mesmo resultado adotando a mesma metodologia que você escolheu.
Ao questionar aos alunos se o planeta é redondo, provavelmente a resposta seja, sim, mas isso não deve ser suficiente nas aulas de ciências, sua afirmação não pode se pautar na informação recebida por outra pessoa, sendo necessário não assumir tudo que recebe como verdade, mas aprender a questionar!
![]() |
Representação de Aristóteles. Reprodução: Revista Educação. 28 de jun. de 2021. |
O primeiro registro que propõe à terra redonda, foi feito por Aristóteles em seu livro De Caelo(Sobre o céu) em 350 a.c. Para Aristóteles, os elementos pesados, buscam coincidentemente o centro do universo. O formato esférico é o ideal nessa busca.
Vale ressaltar que aqui a formatação esférica surge para atender o ideal de perfeição racional, sem haver qualquer comprovação ou observação do ponto de vista científico,
Além da argumentação filosófica, Aristóteles entrega testes empíricos, ou seja, baseados em observação, para observar o formato esférico da terra, um deles seria a observação de eclipses lunares, a ideia de que a lua não tinha luz própria já era difundida pelo Anaxágoras, mas que a lua apresentar um formato circular e ser causado pela sombra da terra na lua já indicativa uma terra esférica.
![]() |
Representação de Claudio Ptolomeu. Reprodução de Wikipédia. Acesso em 28 de jun. 2021. |
Por volta de 150 d.C. o astrônomo Claudio Ptolomeu escreveu um tratado chamado Geographia em que fundamentava a circunferência da terra estimada anteriormente por Eratóstenes e na geometria de Euclides, criando um sistema de coordenadas com base em latitudes e longitudes que é utilizado até hoje nos sistemas de localização e navegação.
![]() |
Representação de que em uma superfície esférica, a menor distância entre dois pontos é um arco de circunferência. Reprodução: Brasil Escola. Acesso em 28 de jun. 2021. |
Por volta de 150 d.C. o astrônomo Claudio Ptolomeu escreveu um tratado chamado Geographia em que fundamentava a circunferência da terra estimada anteriormente por Eratóstenes e na geometria de Euclides, criando um sistema de coordenadas com base em latitudes e longitudes que é utilizado até hoje nos sistemas de localização e navegação.
Observações simples:
![]() |
Reprodução de Naval. Acesso em 28 de jun. de 2021. |
Observe um barco, com um binóculo e à beira-mar, quando avistar um barco se afastando em direção ao horizonte, note que deixará de vê-lo, primeiramente o casco, posteriormente o mastro e por último as velas, por fim perdendo-o de vista.
Segundo a entrevista da Michelle Thaller, astrônoma da Nasa, para a Big Think: "Se à terra fosse plana, você notaria que um veleiro parece menor à medida que se afasta, mas ele sempre será visto por completo".
A mesma comparação vale para sentido contrário, se o barco se aproxima, primeiro aparece a vela, mastro e seguinte a embarcação.
![]() |
Reprodução: Terra. Acesso em 28 de jun. de 2021. |
Viaje de avião, em um voo transatlântico é possível ver na maioria das vezes a curvatura da terra.
Estima-se que a curvatura da terra seja observada a partir dos 10 quilômetros de altitude e mais evidente a partir dos 15 quilômetros.
Você pode dar uma volta pelo planeta inteiro de avião, viajando quase em linha reta durante um bom tempo que não vai sair por nenhuma das bordas do planeta, porque elas não existem!
![]() |
Reprodução: Gustavo Zhalin. Acesso em 28 de jun. de 2021. |
Fuso-horário, se você pensou que só servia para te situar em unidades temporais está errado! Enquanto em algumas partes do mundo é dia, outras é noite.
Identificou u parâmetro? Segundo matéria do Popular Science, veiculado pela BBC, a razão está no fato da terra ser redonda e girar em torno do seu próprio eixo e que por isso, enquanto o sol ilumina uma parte da esfera, a outra permanece na escuridão, se à terra fosse plana, seriamos capazes de vê-lo ainda que fosse noite.
![]() |
Ilustração de Isaac Newton. Reprodução de Info Escola. Acesso em 28 de jun. de 2021. |
A partir da teoria da gravidade universal, o físico inglês Isaac Newton, discorre que grandes porções de massa atraírem-se uniforme ao longo de todas as direções. Desse modo, a matéria tende a ocupar espaços cada vez menores, cujo raio, com a passagem do tempo, tende a ser igual em todas as direções. O único formato que admite tal condição é o esférico.
Com base no cálculo e gravitação universal, ambos desenvolvidos por Newton, se à terra fosse plana, a força gravitacional aumentaria à medida que nos aproximássemos de sua borda. Nesses pontos, os efeitos do contorno fariam com que a gravidade apontasse em uma direção quase paralela ao solo, sendo assim nós acabaríamos "caindo" de volta ao centro da terra. Dessa forma, não haveria como existir nada nas extremidades de um planeta plano, nem mesmo as camadas polares.
REFERÊNCIAS:
Cinco experimentos simples para verificar que a Terra não é plana. BBC News Mundo. 2019. Disponível em: <5 experimentos simples para verificar que a Terra não é plana - BBC News Brasil>. Acesso em 28 de jun. de 2021.
HELERBROCK. Rafael. Terra plana. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/terra-plana.htm>. Acesso em 28 junho de 2021.
VICHESSI. Beatriz. Como explicar que a Terra é redonda?. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/10265/como-explicar-que-a-terra-e-redonda>. Acesso em 28 jun. de 2021.
Comentários
Postar um comentário