43. Relato Sobrenatual - O carro amaldiçoado de James Dean

 

Fonte: Reprodução porschefans. Acesso em 26 jun. 2021.




James Byron Dean (1931-1955), foi um ator estadunidense. Ele é lembrado como um ícone cultural da desilusão adolescente e do distanciamento social, no filme "Rebel Without a Cause" de 1955 estreou como adolescente problemático Jim Stark. Foi o filme que o transformou em um ícone cultural de seu tempo em um modelo de rebeldia e transgressão. 


Foto de James Dean interpretando um papel em Rebel Without a Cause. Reprodução de Wikimedia Commons. Acesso em 26 jun. 2021.

Trajetória 

James Dean morreu aos 24 anos, de 30 de setembro de 1955 de acidente de carro, enquanto conduzia seu Porsche 550 Sypder, apelidado de "little bastard".

Dean largou a universidade em 1951 para se dedicar a vida de ator, ele começou com um comercial na Pepsi, com a notoriedade, logo conquistou diversas séries de televisão do canal CBS.  Sua aparência e talento para representar personagens problemáticos logo o conduziram para Hollywood, onde chegou a ser protagonista em "Vidas Amargas"(East of Eden 1955), o que lhe rendeu uma  indicação ao Oscar. 

Pouco tempo depois ele foi escalado para interpretar Jim Stark em "Juventude Transviada". O papel trouxe bons resultados financeiros ao ator, que de repente se interessava com carros.


Fonte: Reprodução IMCDB. Acesso em 26 jun. 2021.


Em 1954, comprou um MG TD, clássico roadster britânico, m pouco tempo a indústria automobilística era sua paixão e quando percebeu já era competidor em corridas.

O sucesso no início de 1955, trouxe a possibilidade de trocar seu MG por um Porsche 356 Speedster, onde era mais esportivo, não só para uso domestico o veículo também era utilizado nas corridas habituais de Dean. 

Não demorou muito tempo para que James substituísse seu carro modelo 356  por um 550 Spyder, se você não entende muito de carro assim como eu, deve estar perdido, mas saiba que as aquisições do ator eram superiores às versões que ele tinha.


Fonte: Reprodução de Dias ao Volante. Acesso em 26 jun. 2021.


Em resumo, James comprou o 550 Spyder roadster esportivo em que era baseado no 356, porém tecnicamente mais baixo e potente, em 24 de setembro de 1955 levou o carro para o estúdio de George Barris, conhecido pelas incríveis customizações veicular onde prestava serviços para a indústria cinematográfica criando verdadeiras obras de arte, ele personalizou o carro de James Dean, deixando-o a sua cara.  

Dentre as personalizações, os bancos foram estampados com tecido xadrez, duas faixas vermelhas foram pintadas sobre os para-lamas e inscrito n° 130.     O carro foi carinhosamente apelidado de "little bastard", o apelido infame teria sido dado por Bill Hickman que era amigo de James, que também era dublê e o ajudava com as técnicas de pilotagem.

Fonte: Reprodução de porschefans. Acesso em 26 jun. 2021.


O caso

Dean não ficou mais de dez dias com seu carro, ainda em 1955 dois dias após comprar o Porsche 550, ele teria levado o carro para mostrar o amigo Alec Guinnes.

Alec Guiness, tinha 22 anos e interpretou Obi-Wan Kenobi em Star Wars em 1977. Ele teria dito que o carro tinha uma aparência sinistra! "E que caso entrasse no carro, James seria encontrado morto dentro dele na semana seguinte". É aqui que a história começa a ficar estranha...


Teria Guiness sentido alguma presença do mal? 


James tinha uma corrida marcada em Salinas, na Califórnia, para 1 e 2 de outubro de 1955, no dia 30 de setembro a caminho do evento, o ator colidiu com um Ford Tudor 1950 preto. O ator já havia sido parado diversas vezes pela autoridade policial por ultrapassar o limite de velocidade, inclusive no dia do acidente, comenta-se que seu carro fora encontrado marcando 135 Km/h .

Destaca-se que o carro seria levado até o evento por um “trailer”, mas acabou conduzindo após acatar a sugestão do seu mecânico Rolf Wutherich, O mecânico estava no carro durante o acidente e sobreviveu, embora tenha ficado gravemente ferido, infelizmente Dean não teve o mesmo fim, morreu imediatamente com ferimentos letais. 



Fonte: Reprodução de DW. Acesso em 26 jun. 2021.


A maldição

Após a morte de Dean, o dinheiro do seguro foi para a família. George Barris teria comprado os restos do carro pouco tempo depois do acidente, quando a carcaça danificada chegou a sua oficina, o carro escorregou do ‘trailer’ que o trazia e quebrou a perna de um dos seus mecânicos.

O motor e o câmbio foram instalados em um protótipo de competição, modelo Lotus IX, que pertencia ao Dr. William F. Eschrich, que capotou durante uma de suas corridas.

Pouco tempo depois o conjunto foi vendido a outro homem, identificado como Dr. McHenry, que instalou em seu carro de corrida, modelo desconhecido, no primeiro teste, o carro saiu da pista e bateu em uma árvore, levando a morte ali mesmo no local. 

Ambas histórias teriam sido contadas por Barris, embora se especula que fora inventada para se obter fama com a notoriedade das histórias.

Em 1959, já sob custódia de outro proprietário, o Porsche 550 ante de Dean, pegou fogo inexplicavelmente em uma garagem onde estava guardado em Fresno, Califórnia. Testemunhas disseram que o fogo teve início no carro e não afetou os demais carros ou estrutura do local.

Durante o percurso entre Califórnia e Flórida, em 1960, o carro teria desaparecido e nunca mais visto novamente.

Teorias apontam para a Polícia Rodoviária da Califórnia que no meio do trajeto o carro que transportava o Porsche, perdeu o controle... Quanto o motorista desceu para verificar se estava tudo no lugar, o carro teria se desprendido e caído encima dele, levando a morte por esmagamento. A polícia então teria desaparecido com o carro para evitar novos incidentes. 







Siga-nos:




REFERÊNCIAS:

HERNANDES. Dalmo. Little Bastard: O Porsche550 amaldiçoado de James Dean pode ter sido reencontrado. Flatout. 2015. Disponível em: <https://flatout.com.br/little-bastard-o-porsche-550-amaldicoado-de-james-dean-pode-ter-sido-reencontrado/>. Acesso em 26 jun. 2021. 

James Dean. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/James_Dean>. Acesso em 26 jun. 2021. 


Comentários