- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
![]() |
Fonte: Wikímedia Commons. Acesso em 23 Jun. 2021. |
O misterioso incidente do passo dyatlov, foi um acontecimento que resultou na morte de nove esquiadores ao norte dos montes Uras, na antiga União Soviética, na noite de 2 de fevereiro de 1959.
O incidente teria ocorrido na costa leste da montanha kholat Syakhl, cujo nome em mansi significa "montanha dos mortos". Desde então o lugar onde o incidente ocorreu é chamado de "passo dyatlov", baseado no nome do líder do grupo, Igor Dyatlov.
Relato
Era fevereiro de 1959, dez jovens começaram uma excussão, no meio do caminho um deles ficou doente e voltou, os demais seguiram adiante...
Nove viajantes russos faziam caminhada pelos Urais, quando decidiram armar as barracas e acampar por ali mesmo, situando-se poucos passos da chamada montanha da morte, entre 1 a 2 de fevereiro..
Quando perceberam que os jovens não retornaram, as buscas começaram. Seus corpos foram encontrados mortos, semanas depois, fora das barracas. Cinco deles foram encontrados no final de fevereiro a cerca de 500 metros de uma das barracas e os outros quatro foram achados apenas em maio.
A maior barraca estava rasgada a partir de dentro e a maioria dos jovens estava vestida parcialmente, alguns sem sapatos, outros com roupas que não eram deles, como se saíssem desesperados durante a noite com a primeira roupa que encontrasse.
Na época, pericias concluíram que três dos nove jovens morreram por espancamentos "causados por uma grande força". Os outros por hipotermia, uma das duas garotas do grupo estava sem a língua e foi encontrada doses de radiação nas roupas de alguns deles duas vezes mais altas que o habitual.
Investigadores da antiga União Soviética nunca determinaram a causa da morte, fechando por três anos o caminho e entorno do lugar onde ocorreram as mortes
![]() |
Fonte: Wikimedia Commons. Acesso em 23 Jun. 2021. |
Teorias
A ausência de testemunhas e as diversas investigações mal sucedidas acerca da morte dos esquiadores inspiraram especulações
O caso dyatlov é considerado um dos grandes mistérios da história recente da Rússia. O evento inexplicável, deu a origem a várias teorias, dentre elas uma que supõe que foram atacados por prisioneiros fugitivos, embora naqueles dias não teria tido nenhuma fuga, ou que teriam sido mortos por membros da (KGB)organização de serviços secretos da União Soviética, ou até mesmo que teriam sido atacados por alienígenas e que por isso haveria radioatividade.
Arquivos
O caso foi encerrado em junho de 1959, a justificativa das autoridades era de que o grupo teria sido morto por "força elementar irresistível".
Existem muitas incógnitas nos arquivos do incidente. Os corpos foram encontrados com semanas de diferença e em estado de decomposição.
As câmeras dos jovens e os seus diários, permitiram que reconstruções simuladas fossem feitas. Os arquivos do caso só teriam sido disponibilizados para consulta a partir dos anos 90, quando a antiga URSS entrou em colapso.
![]() |
Fonte: Wikimedia Commons. Acesso em 23 Jun. 2021. |
Membro da equipe
Yuri Yudin, foi o membro da equipe que teria ficado doente e que por isso teria voltado para casa, sendo assim teria evitado ser uma das vítimas, não teria presenciado os acontecimentos e disse viver com o trauma. Declarou à imprensa local que se tivesse a oportunidade de fazer alguma pergunta a Deus, questionaria o que teria acontecido com seus amigos naquela noite. Yudin morreu em 2013.
Nova investigação
Em 2019, a Rússia abriu investigação sobre o incidente e as conclusões que foram apresentadas em julho de 2020 é que a causa da morte teria sido hipotermia associada a uma avalanche, forçando o grupo a deixar seu acampamento, acrescentada de baixa visibilidade
O que aconteceu em kholat Syakh é um mistério, mas não é razoável dizer que se trata de uma avalanche, ao contrário disso, a barraca e corpos estariam submersos na neve não é mesmo? O que me chamou a atenção principalmente foi o fato da radiatividade, ninguém fica radiativo aleatoriamente sem haver algum contato, não encontraram nenhum objeto relacionado. Poderiam ser extra terrestres ou demônios os responsáveis pelas mortes?
Tem uma teoria? Deixe nos comentários!
REFERÊNCIAS:
SAHUQUILLO. María R. Rússia volta a investigar misteriosa morte de excursionistas 60 anos depois. El País. 2019. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/04/internacional/1549284687_118121.html>. Acesso em 23 Jun. 2021.
Incidente do Passo Dyatlov. Wikipédia. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Incidente_do_Passo_Dyatlov> Acesso em 23 Jun. 2021.
Comentários
Postar um comentário