16. Teoria da Conspiração - Os mistérios do Triângulo das Bermudas



Fonte: Reprodução Mundo Educação. Acesso em 25 jun. 2021.

                                        

O Triângulo das Bermudas, também conhecido como "Triângulo do Diabo" é uma área que varia de 1,1 milhão de km² á 3,95 milhões de km². A variação ocorre por fatores físicos, químicos, climáticos, geográficos e geofísicos da região, que influenciam no cálculo de sua área, situada no Oceano Atlântico entre as ilhas Bermudas, Porto Rico, Fort Lauderdale na Flórida e as Bahamas.  


Mistérios

Essa região é conhecida pelos seus mistérios, principalmente os que envolvem desaparecimento de aviões e embarcações. 

Desde 1945,  ficou marcado após a Marinha norte-americana perder equipamentos importantes no local. Diversas embarcações e aeronaves se perderam na região e nunca foram encontrados, embora as especulações tenham começado após a Segunda Guerra Mundial, os desaparecimentos já ocorriam há muito tempo antes. 

Um dos desaparecimentos mais famosos foi o da esquadrilha da Marinha americana, em que contava também com embarcações em treinamento da Flórida em 1945. Embora estudos tenham comprovado que pilotos inexperientes comandavam as aeronaves e os equipamentos eram inapropriados e o combustível era insuficiente. Especula-se  que mais de 50 navios tenham desaparecido na região e por mais que o argumento seja bom é difícil acreditar em um número tão grande de marinheiros despreparados e que todas as embarcações eram inapropriadas...

Não demorou muito para que a falta de explicações realmente convincentes dessem origem a inúmeras teorias, desde alienígenas a monstros marinhos...

Aproveitando das superstições e histórias fora da curva, diversos livros contribuíram com a fama sobrenatural do Triângulo do Diabo, um dos autores e escritores foi o jornalista Vincent Gaddis, que publicou artigos para uma revista americana, com alguns casos famosos.


Fonte: Reprodução Wikipédia. Acesso 25 jun. 2021.


1840 - Rosalie

O navio da França batizado de Rosalie foi localizado após dias, perdido. O navio estava navegando com as velas fechadas e carga em perfeito estado, embora a tripulação não tivesse sido encontrada, desaparecendo sem deixar vestígios. 



1872 - Mary Celeste 

A embarcação Mary Celeste desapareceu em novembro, com tripulantes a bordo. O navio foi localizado um mês depois sem nenhum vestígio de tripulação. 


1902 - Freya 

O navio alemão Freya, desapareceu por cerca de um dia. A embarcação teria saído de Cuba no dia 3 de outubro e foi localizada no dia seguinte, no mesmo lugar de onde teria partido, o mais estranho é que estava sem nenhuma pessoa a bordo. 

1918 - Cyclops 

O navio Cyclops, carregava 19.000 toneladas de suprimentos para a Marinha norte-americana e contava com trezentas pessoas a bordo. A embarcação teria sumido com os suprimentos e todos os tripulantes, embora o mar estivesse calmo, não foi emitido nenhum aviso de alerta mesmo o navio contando com rádio transmissor. 
Saiu do Rio de Janeiro em 16 de fevereiro e sumiu em 4 de março, após pausa em Barbados. 


1945 - Voo 19

 Cinco bombardeiros da Marinha norte-americana, saíram de Fort Lauderdale, na Flórida e teria desaparecido com 14 tripulantes, o caso ficou conhecido como Voo 19, número de controle no tráfego aéreo. 


1967 - Witchcraft 

O navio Witchcraft, desapareceu em 24 de dezembro do ano de 1967, sendo considerado um dos casos mais incomuns do Triângulo das Bermudas, a embarcação realiza cruzeiros marítimos.  A embarcação teria sumido misteriosamente sem deixar vestígios, após verificar por 24.500 milhas (ca. 39.429 km) quadradas se sem obter nenhum êxito, a guarda costeira desistiu, em declaração mencionou que "eles estão desaparecidos, mas não perdidos no mar".   

1999 - Gênesis 

A embarcação cargueira Gênesis, naufragou após deixar o porto de São Vicente. Antes de desaparecer do mapa, a embarcação relatou problemas com uma bomba, foi feita buscas em uma área de 85.000 km² e não foi encontrado a embarcação,  cargas ou tripulantes... 




Teorias

Existem varias teorias, nas obras de fantasia são feitas menções a extraterrestres, portal multidimensional, resíduos de cristais de Atlântida, armas anti-gravidade...
Entre as teorias mais técnicas destacam-se a de campos magnéticos, emissão de gás metano no fundo do oceano.
Para os mais céticos as causas são referidas a tempestades, furacões, terremotos, ondas marítimas e outros eventos naturais. 



Bússolas

Inclusive retratada em obras cinematográficas, um dos problemas mais comuns seriam anomalias magnéticas incomuns que faria com que bússolas exibe variações,  embora nunca tenham sido confirmadas, mas também quem desfruta dos acontecimentos de forma intensa não retorna para contar!?

A declinação magnética seria responsável pelo tal efeito e seria também uma explicação para a falha nos equipamentos de navegação, pois sempre que a coisa realmente fica feia, geralmente não se há registro de contato o que é estranho. 



Gás metano

Uma das teorias recentes, aponta como responsável o gás metano, estocado como hidrato gasoso no subsolo do oceano do Triângulo das Bermudas, o movimento das placas tectônicas muda a pressão e a temperatura das profundezas, transformando o hidrato em gás.

A liberação do gás atinge a superfície e se dissolve na água, o que, na prática, reduz a capacidade de flutuação de um navio e resulta em naufrágios. 
 

Além disso, o gás por ser inflamável provocaria explosões ao atingir a atmosfera, podendo entrar em combustão com a faísca de um motor de barco ou avião. 



Um lugar estranho?

Os mais céticos apontam para hipóteses que relaciona todos os incidentes a acontecimentos casuais, ligados de alguma forma a falta de combustível, problemas técnicos, falhas humanas, em alguns casos não ocorrem dentro do triangulo, mas em regiões muito próximas. 

Se fosse algo muito comum o lugar provavelmente seria interditado, diariamente uma abundância de barcos e aviões passam pelo local sem que nada de estranho aconteça. Mas claro que a polêmica só existe devido a acontecimentos  não explicáveis e meramente ocasionais.




E você, já ouviu falar no Triângulo das Bermudas? Qual a sua teoria? Deixe nos comentários. 



Siga-nos:






REFERÊNCIAS:

OLIVEIRA. Filipe. Triângulo das Bermudas. Educamaisbrasil. 2019. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/triangulo-das-bermudas>. Acesso em 25 jun. 2021.

O mistério do Triângulo das Bermudas. Blog com ciência. 2020. Disponível em: <https://museuweg.net/blog/o-misterio-do-triangulo-das-bermudas/>. Acesso em 25 jun. 2021.

PENA. Rodolfo F. Alves. Triângulo das Bermudas. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/triangulo-das-bermudas.htm>. Acesso em 25 jun. 2021.

Triângulo das Bermudas. Wikipédia. Disponível em: <  https://pt.wikipedia.org/wiki/Tri%C3%A2ngulo_das_Bermudas  >. Acesso em 25 jun. 2021.

Witchcraft in Bermuda Triangle. Bermuda Attractions. Disponível em: <https://www.bermuda-attractions.com/bermuda2_0000b2.htm>. Acesso em 25 jun. 2021.



Comentários