- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
![]() |
Pintura de Theodore Chasseriau, Fonte: BN. Acesso em 24 jun. 2021. |
A obra
Macbeth é uma tragédia do dramaturgo inglês William Shakespeare, sobre um regicídio e suas consequências. É obra do gênero tragédia mais curto do autor e especula-se que tenha sido escrita entre 1603 e 1607.
O primeiro relato de uma atuação da peça é de abril de 1611, quando Simon Formam registrou tê-la visto no Globe Theatre, Londres. A obra teria sido publicada pela primeira vez no fólio de 1623 de 1623, possivelmente a partir de transcrição de alguma atuação específica.
As principais fontes de Shakespeare para a tragédia, são os relatos dos Reis Duff e Duncan nas Crônicas da Inglaterra, Escócia e Irlanda de 1587, uma história das Ilhas Britânicas em que era familiar a William e seus contemporâneos e pelos escritos do filósofo escocês Hector Boece.
No mundo teatral, muitos acreditam que a peça é amaldiçoada e não devem mencionar nem mesmo seu nome em voz alta, referindo-se a ela como "The Scottish Play" ou "A Peça escocesa".
Macbeth não foi apenas um personagem, mas alguém real, entretanto diferente de como descrito na peça. Na obra Shakespeare coloca Macbeth na posição de sanguinário, homicida.
Na monarquia escocesa houve um rei chamado MacBeatha, que governou a Escócia do período de 1040 á 1057, teria sido um bom rei com um reinado pacifico e próspero. Permanece uma incógnita os motivos pelos quais, Shakespeare dissimulou a história, embora não se acredita que seja por desinformação.
Enredo
A história acontece na Escócia, século XI, onde os generais Macbeth e Banquo retornam vitoriosos de uma batalha, no caminho para casa se deparam com três bruxas que fazem uma profecia: Macbeth se tornará barão e depois, rei. Os filhos de Banquo serão os próximos soberanos.
De fato Macbeth é nomeado barão posteriormente, a ambição por se tornar monarca aumenta cada vez mais, não mais que Lady Macbeth, qual demonstra expectativa em se tornar rainha, perversa e ardilosa, convence o marido de que o assassinato do rei é crucial para a realização da profecia.
Antes do crime, Macbeth pensa em desistir, justamente por ser parente próximo do rei, onde possui liderança justa e visto como uma pessoa boa. Entretanto, sua esposa consegue convencê-lo a executar i monarca com um golpe de punhal, o peso da coroa diferente do que imaginava traz tormento e insônia ao novo rei.
Sofrendo com a dor da culpa, ele é incapaz de desfrutar do seu reinado, em simultâneo, em que teme a perca do poder conquistado.
No decorrer da história, Macbeth vai se tornando insensível, sujando cada vez mais suas mãos de sangue. Lady Macbeth, tomada pela dor da culpa, passa a ter alucinações perturbadoras que a conduz ao suicídio.
Maldição
Envolta de mistérios e superstições, a peça escocesa é considerada amaldiçoada, muitos acreditam que a montagem do espetáculo é feita, alguma tragédia pode acontecer e que dizer seu nome em voz alta no teatro, atrai azar.
A "maldição" seria pelo fato de bruxas serem parte da história e o lado sombrio das criações de Shakespeare. É notável dizer que as outras obras do autor também contam com elfos, fadas, duendes… Mas que por algum motivo "Macbeth" invocaria as trevas e feitiçaria.
O primeiro relato teria acontecido em meados de 1606, em um período em que as mulheres eram impedidas de atuar. Um garoto que interpretava Lady Macbeth morreu durante as apresentações, ninguém soube explicar a causa nem mesmo confirmou-se a morte, tudo não passa de uma lenda que se espalhou temporalmente...
Em 1611, quando foi apresentada em Londres pela primeira vez, houve um erro na montagem que fez com que houvesse um punhal de verdade e não uma adaga cenográfica no local, quando Macbeth apunhalou o rei Duncan, o ator que representava Macbeth, acabou matando o ator que representava o rei.
1964, no Teatro Nacional D. Maria II, em Portugal, estava com a montagem de Macbeth em cartaz. A construção foi destruída por um incêndio e permaneceu em ruínas até ser reformada em 1978.
No Brasil, eventos foram parecidos, desde luzes que caiam há outros acontecimentos, em 1992, "A Maldição" mirou em um grupo e um teatro de São Paulo. A montagem dirigida por Regina Galdino iria se apresentar no Teatro Arthur Rubinstein, do Clube A Hebraica, em momentos antes de o elenco chegar, o teatro foi totalmente destruído por um incêndio. O grupo também teria ido para Santos, litoral de São Paulo, durante uma apresentação, um refletor caiu e quase atingiu um dos atores.
Conhecia a misteriosa peça escocesa?
Siga-nos:
REFERÊNCIAS:
A Maldição de Macb... SHHHHH!. Spescoladeteatro. 2012. Disponível em: <https://www.spescoladeteatro.org.br/noticia/ponto-a-maldicao-de-macb-shhhhh>. Acesso em 24 jun. 2021.
AZEN. Marcus. Macbeth - O Lado Negro da Força Segundo William Shakespeare. Era da Incerteza.2015. Disponível em: <http://eradaincerteza.blogspot.com/2015/12/macbeth-peca-maldita-de-william.html>. Acesso em 24 jun. 2021.
Macbeth - Culpa, ganância e traição. Britishcouncil. Disponível em: <https://www.britishcouncil.org.br/atividades/shakespeare-lives/escolas/dicas/macbeth>. Acesso em 24 jun. 2021.
Macbeth. Wikipédia. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Macbeth >. Acesso em 24 jun. 2021.
Comentários
Postar um comentário